3º Ciclo de Conferências "Patrimónios de Influência Portuguesa"

O duplo equívoco de Riegl

Paulo Varela Gomes (Universidade de Coimbra)

28 de fevereiro de 2013, 17h00

Sala T2, Departamento de Arquitetura /FCTUC | Coimbra

Resumo

No seu famoso livro “O Culto Moderno dos Monumentos”, de 1903, Aloïs Riegl estabeleceu a distinção entre o “valor de antiguidade” e o
“valor histórico” daquilo a que hoje chamamos património material. Segundo Riegl, a antiguidade de um objecto é perceptível por todas as pessoas, de todas as classes, mas o seu valor histórico, ou seja, o seu carácter documental, só pode ser apreciado pelas “classes
pensantes”.

Na minha conferência procurarei recordar brevemente aquilo que todos sabemos sobre Riegl e sobre a importância de “O Culto Moderno dos Monumentos”, e discutirei o destino contemporâneo e global da sua tese sobre a distinção entre “valor de antiguidade” e “valor histórico”, a partir da circunstância, aparentemente intrigante, de Riegl não se ter apercebido da mudança que já estava em curso na sua época através da “democratização” e globalização de uma apreciação histórica do património em detrimento do seu “valor de antiguidade”. De facto, assistimos já há algumas décadas, tanto no Norte como no Sul, embora de maneiras por vezes diferentes, a uma absolutização da historicidade no desfrute do património, que acompanha a sua laicização, o que tem como consequência paradoxal o esvaziamento da relatividade histórica de edifícios, obras de arte e monumentos.

Nota biográfica

Paulo Varela Gomes - Historiador (Universidade Clássica de Lisboa, 1978), Mestre em História da Arte (Universidade Nova de Lisboa, 1988), Doutor em História da Arquitetura (Universidade de Coimbra, 1999). Agregado em Arquitetura (Universidade de Coimbra, 2012). Professor Associado Reformado do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra. Autor de vários livros e artigos sobre história da arquitetura e da arte ibéricas do período primo-moderno e sobre a arquitetura Indo-Portuguesa. Os mais recentes são a colectânea 14,5 Ensaios de História e arquitectura, Coimbra, Almedina, 2007, Expressões do Neoclássico, "Vol. XIV da História da Arte Portuguesa", Lisboa e Porto, Fubu Editores, 2011, e Whitewash, Red Stone, a history of church architecture in Goa, New Delhi, Yoda Press, 2011.

Organização: Programa de Doutoramento "Patrimónios de Influência Portuguesa" e Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra.

3º Ciclo de Conferências

Patrimónios de Influência Portuguesa