Ciclo de Cinema

Portugal: um retrato ambiental

21 e 28 de janeiro | 4 e 11 de fevereiro de 2026

CES | Alta

A ECOSOC e o projeto FCT EJMapping organizam um ciclo de cinema baseado nos documentários Portugal, um Retrato Ambiental, de Luísa Schmidt e Francisco Manso (RTP / ICS-ULisboa), com o objetivo de conhecer e discutir criticamente as evoluções e conflitos ambientais das últimas décadas em Portugal — e confrontá-los com perspetivas e críticas atuais, bem como compará-los com os conflitos e desafios contemporâneos.

Na primeira sessão, será apresentada a ECOSOC, o relatório das suas atividades em 2025 e a nova Newsletter.

Na última sessão, estará presente a autora do documentário, Luísa Schmidt, que participará num debate com investigadores do projeto EJMapping.


Programa

21 de janeiro de 2026
Sessão 1 - Portugal, um Retrato Ambiental, CES-Alta, sala 1

14h30 – Sessão de apresentação da ECOSOC e apresentação da Newsletter 2
15h30 – Projeção do Episódio 1: “País de contrastes”
Seguido de leitura crítica e debate com Jonas Van Vossole (EJMAPPING – CES UC).
O primeiro episódio analisa o contraste entre a prosperidade do Ocidente entre os anos 50 e 1973 e o atraso português, marcado pela ruralidade, fraca industrialização e dificuldades sociais. Destaca ainda os efeitos da guerra, emigração e isolamento nos anos 60, e como o 25 de Abril trouxe modernização, embora acompanhada de crescimento económico desordenado e impacto ambiental.

28 de janeiro de 2026
Sessão 2 - Portugal, um Retrato Ambiental, CES-Alta, sala 2

14h30 – Projeção do Episódio 2: “Água, um bem escasso”
Seguido de leitura crítica e debate com Joana Sousa (EJMAPPING – CES UC).
O segundo episódio aborda catástrofes provocadas pela ação humana, como a cheia de 1967 em Lisboa, agravada pela construção desordenada. Refere também acidentes radioativos e marés negras a nível global. Mostra como os primeiros desastres ambientais noticiados despertaram a opinião pública e aprofunda questões energéticas, ambientais e o surgimento do movimento ambientalista

4 de fevereiro de 2026
Sessão 3 - Portugal, um Retrato Ambiental, CES-Alta, sala 2

14h30 – Projeção do Episódio 3: “Energia e Clima”
Seguido de leitura crítica e debate com Gustavo Garcia (EJMAPPING – CES UC).
O terceiro episódio descreve a degradação histórica e geográfica de rios, rias, estuários e zonas costeiras em Portugal. Evidencia a poluição industrial, praias contaminadas e urbanizações clandestinas que transformaram rios em esgotos. Explica ainda como a falta de planeamento e de investimentos adequados em saneamento durante o Estado Novo contribuiu para o mau estado das águas.

11 de fevereiro de 2026
Sessão 4 - Portugal, um Retrato Ambiental, CES-Alta, sala 2
14h30
 – Projeção do Episódio 4: “Paisagem e Desordenamento”
Seguido de leitura crítica e debate com Eliane Rapchan (EJMAPPING – CES UC) e com a autora do documentário Luisa Schmidt (ICS).
O último episódio sintetiza os principais problemas ambientais associados ao desordenamento do território. Mostra a transformação de um país rural num país suburbano, com destaque para a suburbanização de Lisboa e a sua replicação noutras cidades. Analisa também a crescente concentração populacional no litoral e as profundas alterações das paisagens costeiras desde os anos 60.


Atividade no âmbito do projeto EJMapping | Contra-mapear conflitos de justiça ambiental na periferia europeia: o caso de Portugal e da ECOSOC - Oficina de Ecologia e Sociedade