Sessão cinematográfica + Debate
«Racismo, uma descolonização em curso» de Joana Gorjão Henriques e Mariana Godet
24 de janeiro de 2026, 18h00
Teatro da Cerca de São Bernardo (Coimbra)
Documentário a partir da série de reportagens Racismo em Português II. Colonos em Angola e Moçambique. Retornados em Portugal, sobre o que foi um “apartheid não escrito” do sistema colonial, a violência racial e o choque do retorno. Esta é a segunda parte da série Racismo em Português-o lado esquecido do colonialismo, uma investigação de Joana Gorjão Henriques de 2015 sobre o racismo no período colonial e a continuidade no presente. Depois de se focar no olhar do colonizado na primeira série, a segunda cruza história colectiva com as memórias e reflexões de quem foi colono: Aurora Duarte, Álvaro Vasconcelos, David Borges, David Luna de Carvalho, Dulce Maria Cardoso, José Gil e Rute Magalhães.
Apresentação do documentário seguido por um debate com a realizadora, Joana Gorjão Henriques, moderado por Silvia Rodríguez Maeso (CES)
Ficha técnica
Documentário a partir de Racismo em português 2. Colonos em Angola e Moçambique. Retornados em Portugal, uma investigação de Joana Gorjão Henriques
Investigação, argumento e entrevistas: Joana Gorjão Henriques
Realização, pesquisa e guião: Joana Gorjão Henriques e Mariana Godet
Imagem, edição e concepção visual: Mariana Godet
Direcção de fotografia e som: Mariana Godet
Motion design: José Carvalheiro
Pós-produção áudio: Daniel Leitão
Produção: Joana Bourgard, Joana Gorjão Henriques e Mariana Godet
Produtor executivo: Direcção editorial do PÚBLICO
Direcção de arte: Sónia Matos e Joana Bourgard
Nota biográfica
Joana Gorjão Henriques |Jornalista do Público. Integro a secção de Sociedade, escrevendo sobre temas ligados a imigração, racismo, direitos humanos. Sou autora de três séries que deram livros: Racismo em português, sobre o racismo durante o sistema colonial, Racismo à Portuguesa, retrato de desigualdades raciais em Portugal e Colonos em Angola e Moçambique. Retornados em Portugal, que deu também origem ao documentário Racismo, uma descolonização em curso.
Atividade no âmbito das atividades do Programa de Doutoramento Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas (IIIUC-CES), com o apoio do Teatro da Cerca de S. Bernardo.


