Da teoria para as Cosmologias da Literatura: primeiro diálogo

Harlon Homem de Lacerda Sousa (CES)

29 de maio de 2024, 14h00

Sala 1, CES | Alta

Este seminário é primeiro de quatro diálogos sobre conceitos e categorias de uma reflexão sobre o objeto literário a partir de uma cosmopercepção contracolonial e amefricana fundamentados no pensamento de Antonio Bispo dos Santos e Lelia Gonzalez. Neste primeiro seminário, além de apresentar os fundamentos destas cosmologias, iremos conversar sobre as obras "Olhos d'Água" de Conceição Evaristo, "Um defeito de cor" de Ana Maria Gonçalves, "O Escravo" de Carolina Maria de Jesus, "Torto Arado" de Itamar Vieira Júnior e o Volume 40 dos Cadernos Negros.

Programa de Estudos

Panorama da Literatura Brasileira Contemporânea (1946-2023)

Notas para uma compreensão de uma cosmologia amefricana e contracolonial da literatura.

Corpora de análise: “Olhos D’Água” de Conceição Evaristo; “O Escravo” de Carolina Maria de Jesus; Cadernos Negros - Volume 40; “Torto Arado” de Itamar Vieira Júnior; “Um defeito de cor” de Ana Maria Gonçalves;

Nota Biográfica

Harlon Homem de Lacerda Sousa é Investigador de Pós-Doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra com o projeto "Teoria da narrativa literária numa cosmopercepção contracolonial e amefricana". É professor do curso de Letras/Português da Universidade Estadual do Piauí - Campus Professor Possidônio Queiroz (UESPI-OEIRAS). Em 2018, defendeu a tese de doutoramento "As Arquitetônicas Sertanejas da Ficção de João Guimarães Rosa".