Conferência

Argel

Rui Bebiano (CES/FLUC)

17 de junho de 2024, 17h00 (GMT+1)

Evento em formato digital

Na sequência do ciclo As Tramas da Memória: datas para contar , organizado pela coordenação da linha de investigação Europa e o Sul Global: patrimónios e diálogos, e que decorreu ao longo de 2023, inicia-se uma nova série.

Um ciclo de 4 conferências on-line As Tramas da Memória: espaços para contar dedicados a 4 cidades africanas onde também se forjaram as lutas pelas independências africanas e o 25 de Abril de 1974.

Esta quarta e última conferência é dedicada a Argel (Argélia) e à sua relevância para a circulação de ideias e pessoas no âmbito dos movimentos de libertação africanos contra o colonialismo europeu e, português em particular. 

Moderação: Marisa Ramos Gonçalves (CES)


Nota biográfica

Rui Bebiano é historiador, professor aposentado de história contemporânea no Departamento de História, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais. Publica desde 1971 artigos académicos e de opinião, crónicas, recensões críticas e ensaios distribuídos por jornais, revistas, dicionários e outras publicações. Participou na década de 1980 na renovação dos estudos barrocos, escrevendo então D. João V. Poder e Espectáculo. Em 1997 doutorou-se com uma tese no campo da história das ideias, A Pena de Marte. Discurso da guerra em Portugal e na Europa entre os séculos XVI e XVIII, que ganhou no ano seguinte o Prémio de Defesa Nacional. Foi colaborador da História de Portugal e da História Militar de Portugal, ambas editadas pelo Círculo de Leitores.

Em 2003 publicou O Poder da Imaginação. Juventude, Rebeldia e Resistência nos Anos 60. Mais recentemente saíram Anos Inquietos. Vozes do Movimento Estudantil em Coimbra (1961-1974) (em co-autoria com Manuela Cruzeiro) e Do Activismo à Indiferença. Movimentos Estudantis em Coimbra' (em co-autoria com Elísio Estanque). Livros mais recentes: 'Tony Judt - historiador e intelectual público', e 'Labirinto de Outubro. Cem Anos de Revolução e Dissidência', um extenso ensaio sobre a influência da Revolução Russa de 1917 na produção de conflitos e de alternativas dentro em um século de história do socialismo. Dedicou-se também a temas de cibercultura e de história da leitura, tendo, entre 1996 e 2002, coordenado uma das primeiras publicações eletrónicas em rede do espaço lusófono. Lançou em 2001 'Folhas Voláteis', o primeiro volume de crónicas editadas originalmente em publicações eletrónicas portuguesas. Entre 2007 e 2015 foi colaborador regular da revista LER. Foi de 2011 a 2022, Diretor do Centro de Documentação 25 de Abril, um arquivo de História cultural moderna e contemporânea da Universidade de Coimbra.

________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://zoom.us/j/89882733221 | ID: 898 8273 3221 | Senha: 991616

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.
 


Ciclo de conferências online

As Tramas da Memória: espaços para contar