Conferência

Congo-Brazaville

Jean-Michel Mabeko-Tali (Universidade de Howard)

16 de maio de 2024, 16h00 (GMT+1)

Evento em formato digital

Na sequência do ciclo As Tramas da Memória: datas para contar , organizado pela coordenação da linha de investigação Europa e o Sul Global: patrimónios e diálogos, e que decorreu ao longo de 2023, inicia-se uma nova série.

Um ciclo de 4 conferências on-line As Tramas da Memória: espaços para contar dedicados a 4 cidades africanas onde também se forjaram as lutas pelas independências africanas e o 25 de Abril de 1974.

Esta terceira conferência é dedicada a Brazzaville (Congo Brazzaville) e à sua relevância para a circulação de ideias e pessoas no âmbito dos movimentos de libertação africanos contra o colonialismo europeu e, português em particular. 

Moderação: António Sousa Ribeiro (CES)


Nota biográfica

Jean-Michel Mabeko-Tali é um conhecido especialista em história de África. Obteve o seu doutoramento em História Africana na Universidade Paris VII-Denis Diderot, especializando-se em História da África Central.  Desde 2002 é Professor na Universidade de Howard, tendo antes lecionado na Universidade Agostinho Neto, em Luanda, e foi  Professor Visitante e Investigador na "Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales" e na "Maison des Sciences de l'Homme", em Paris.

É autor de várias obras notáveis, incluindo um estudo em dois volumes sobre o movimento de libertação anticolonial angolano, que fornece uma visão profunda da paisagem histórica e política da região, Dissidências e Poder de Estado: O MPLA perante si próprio 1962-1977 (Volume I: 1962-1974, and Volume II: 1974-1977) (Caminho/Nzila, 2001).  A sua análise comparativa da identidade nacional e das transições políticas em África, particularmente no Congo-Brazzaville e em Angola, é tema de uma profundainvestigação , visível na obra Barbares et Citoyens – L’ Identité Nationale à l’ Épreuve des Transitions Africaines (L'Harmattan, 2005).  O seu mais recente livro intitula-se Guerrilhas e lutas sociais: O MPLA perante si próprio, 1960-1977: Ensaio de História Política (Mercado das Letras, 2018).

Desempenhou funções diplomáticas e esteve envolvido em projetos da UNESCO dedicados ao ensino da História em África. Integra vários comités, incluindo o Comité Científico para a Utilização Pedagógica da História Geral de África da UNESCO, onde desempenhou um papel fundamental na reformulação das narrativas históricas e na promoção de uma compreensão mais profunda do passado e do presente de África.

O domínio de várias línguas, incluindo o francês, o português, o espanhol e o inglês, bem como o lingala, o sangho e o linyellé, contribuiu significativamente para a compreensão da dinâmica política e social em África. Dedica-se também à escrita literária, sendo autor de vários romances.

________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://zoom.us/j/82546467929  | ID: 825 4646 7929 | Senha: 789759

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.
 


Ciclo de conferências online

As Tramas da Memória: espaços para contar