Conferência

Lusaka, Liberation Movements and the Struggle for black majority rule in Southern Africa

Clarence Chongo (University of Lusaka)

19 de abril de 2024, 16h00 (GMT+1)

Evento em formato digital

Na sequência do ciclo As Tramas da Memória: datas para contar , organizado pela coordenação da linha de investigação Europa e o Sul Global: patrimónios e diálogos, e que decorreu ao longo de 2023, inicia-se uma nova série.

Um ciclo de 4 conferências on-line As Tramas da Memória: espaços para contar dedicados a 4 cidades africanas onde também se forjaram as lutas pelas independências africanas e o 25 de Abril de 1974.

Esta segunda conferência é dedicada a Lusaka (Zâmbia) e à sua relevância para a circulação de ideias e pessoas no âmbito dos movimentos de libertação africanos contra o colonialismo europeu e, português em particular.

A conferência decorrerá em inglês.

Moderação: Maria Paula Meneses (CES)

Nota biográfica

Clarence Chongo é Professor na Universidade de Lusaka, na Zâmbia, onde integra o Departamento de Estudos Históricos e Arqueológicos. No centro dos seus interesses de investigação estão as histórias transnacionais dos movimentos de libertação da África Austral, um tópico que desenvolveu já na sua tese de doutoramento intitulada Decolonizing Southern Africa: a history of Zambia's role in Zimbabwe's liberation struggle 1964-1979 (2015).

Relacionado com o tema desta conferência está a  publicação “A Good Measure of Sacrifice: Aspects of Zambia's Contribution to the Liberation Wars in Southern Africa”, 1964-1975, Zambia Social Science Journal 6, 1 (2019)

________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://zoom.us/j/86826582812 | ID: 868 2658 2812 | Senha: 209838

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.

Ciclo de conferências online

As Tramas da Memória: espaços para contar