Oficina | GENDER WORKSHOP SERIES XIV

Conversa Feminista com Filipa César e Sumaila Jaló

23 de maio de 2024, 17h00

Sala 1, CES | Alta

O Gender Workshop promove conversas feministas com pessoas cuja vida e trabalho contribuam para a causa das mulheres e da igualdade de género nos mais diversos domínios. Esta sessão dará destaque ao trabalho da realizadora de cinema Filipa César e ao seu trabalho feminista e anti-colonial no cinema. Será entrevistada por Sumaila Jaló.

Notas biográficas

Filipa César é uma artista, realizadora, educadora organizadora comunitária. Interessa-se pelas fronteiras fluidas entre o cinema e a sua recepção, a política e a poética da imagem em movimento, e práticas de aquivo. Desde 2011, César pesquisa coletivamente a prática militante de cinema do Movimento Africano de Libertaçã na Guiné-Bissau, através da produção de workshops, arquibos, performances, publicações e reuniões comunitárias. Com aliados e pessoas do cinema, co-fundou a Abotcha - Mediateca Onshore em Malafo, o projeto de arquivo coletivo luta ca caba inda, co-organizou o campo de treino anti-racista O Que Fazer Junto e o workshop e a publicação Anti-colonial Records . Desde 2023, César partilha com Diana McCarty a docência de Time-based Media and Performance na HfG-Karlsruhe e é membro da associação de arte feminista elsehere. César estreou o seu primeiro ensaio longo Spell Reel na Forum section da Berlinale in 2017. Apresentações de filmes incluem Gasworks, London; Flaherty Seminar e MoMA, New York; Gulbenkian, Lisbon/Paris; Harvard Art Museum, Boston; Savvy Contemporary and HKW, Berlin; GfZK, Leipzig, entre outros.

Sumaila Jaló – Professor do ensino secundário pelo Liceu Agostinho Neto (Bissau). Mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Doutorando em Discursos: Cultura, História e Sociedade, pela Faculdade de Letras e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Activista político e membro da redacção da Agenda Cultural de Bissau.

Atividade no âmbito do Programa de Doutoramento em Estudos Feministas (FLUC/CES)