XVI Jovens Cientistas Sociais

Temáticas atuais de investigação em Ciências Sociais

25 de outubro de 2021, 10h00-16h30 (GMT+1)

Evento em formato digital

Apresentação

Desde 2005, o CES organiza um Ciclo Anual de Conferências para conhecer, refletir e discutir trabalhos de investigação produzidos dentro e fora de Portugal por jovens cientistas sociais. Na origem deste ciclo esteve a vontade de promover o diálogo interdisciplinar a partir de trabalhos produzidos noutras instituições. Para tal, temos contado com o contributo de alguns dos mais promissores jovens cientistas sociais, a que se têm juntado atores munidos de diferentes saberes. Assim, os encontros vêm sendo feitos com pessoas de várias áreas e instituições académicas e de diferentes organizações da sociedade civil.

A XVI Edição deste evento centra-se em Temáticas atuais de investigação em Ciências Sociais, articulando algumas das linhas de investigação historicamente desenvolvidas pelo CES com o trabalho atualmente levado a cabo por jovens investigadores/as. Enquanto a edição anterior do evento refletiu em torno das questões profissionais que condicionam os jovens investigadores, sobretudo a precariedade em torno das carreiras na investigação em Ciência, na presente edição propõe-se uma reflexão sobre a atualidade e futuro das grandes temáticas científicas nas Ciências Sociais.

Assim, as diferentes apresentações irão centrar-se em questões como capitalismo, crise e alternativas; desafios ao Estado de Direito; as relações históricas entre a Europa e Sul Global; riscos, ecologia e crise climática; culturas urbanas e sociabilidades emergentes.
De forma a promover um diálogo interdisciplinar e interinstitucional, o evento irá também contar com o comentário de jovens investigadores/as do CES, com o objetivo de gerar um espaço de discussão e aprendizagem mútua, reforçando o importante papel desempenhado pelo/as Jovens Cientistas Sociais para interpretar e responder às múltiplas crises que atravessamos.

Coordenação:  António Carvalho, Luciana Sotero e Sidh Losa Mendiratta

[Atividade a decorrer no âmbito da semana de acolhimento dos Programas de Doutoramento CES-UC]

____________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis | https://us02web.zoom.us/j/87361354579 | ID: 873 6135 4579

Agradecemos que todos/as os/as participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. O anfitrião da sessão reserva-se o direito de expulsão do/a participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.