Ciclo de Roda de Conversas

(Des)Codificar Masculinidades

2020/2021

CES | Alta

Enquadramento

O ciclo de conversas "Descodificar Masculinidades" é organizado pelo projeto de investigação «DeCodeM - (Des)Codificar Masculinidades: para uma melhor compreensão do papel dos media na construção de perceções de masculinidades em Portugal», financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia através de fundos nacionais (refª: PTDC/COM-CSS/31740/2017), o primeiro estudo abrangente sobre media e masculinidades em Portugal. A partir de uma lente crítica e feminista e de uma abordagem ecológica à agency dos media, este ciclo constitui uma proposta de  debate entre r pessoas da academia, do ativismo e dos media, aberto a todos/as os/as interessados/as, , sobre a complexidade,  não-linearidade e heterogeneidade das representações e atitudes em relação às masculinidades e às relações de género na esfera mediática portuguesa atual. Cada sessão é composta por mesas redondas, com um formato flexível,  que devem estimular a discussão entre os/as convidados/as e desafiar a participação do público.

Ao longo do ciclo, serão identificadas e criticamente analisadas, através de uma abordagem interseccional, as representações de masculinidades (re)produzidas pelos meios de comunicação social e pelas redes sociais online em Portugal. Serão, ainda, discutidas as razões que subjazem à construção de determinadas representações de género, nomeadamente por que certas noções de masculinidade prevalecem nessas representações.

Finalmente, será explorada a forma como essas representações são apropriadas ou contestadas por audiências e produtores de conteúdo e debatido  se através dos conteúdos mediáticos se tem promovido ou não (e até que ponto) uma perspetiva igualitária e não-violenta das relações sociais de género.