Seminário

14 de junho de 2016, 17h00

Sala 2, CES- Coimbra

Resumo

A discussão sobre ética nas ciências sociais é recente e resulta frequentemente numa importação dos parâmetros do modelo biomédico que raras vezes se adequam aos problemas e situações que enfrentam os/as cientistas sociais.
A partir dos percursos de investigação de duas sociólogas que estudam a saúde e a doença mental, este Seminário pretende reflectir sobre questões concretas com que se deparam os/as investigadores/as durante o trabalho de pesquisa: a articulação com as comissões de ética; a figura do consentimento informado; a negociação de papéis no terreno; a gestão das emoções durante o trabalho de campo; os impactos da pesquisa na vida dos/as participantes.

Notas biográficas

Fátima Alves. Professora Auxiliar na Universidade Aberta desde 2000 e Investigadora no Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra e do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI). Coordena a extensão do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, na Universidade Aberta – Trata-se de um grupo de investigação multidisciplinar que integra estudantes de pós-graduação e investigadores oriundos das ciências sociais e das ciências ambientais. A investigação que aí se promove procura evidenciar a necessidade de articular as diversas perspectivas disciplinares que enfatizam dimensões complementares dos fenómenos socio-ambientais, sustentabilidade e desafios societais.
É Doutorada em Sociologia, tem publicado e desenvolvido a sua investigação na área da saúde, saúde mental, ambiente, políticas sociais, racionalidades leigas, interculturalidades, sustentabilidade e participação.

Joana Zózimo. Mestre em Sociologia da Saúde e da Doença pelo ISCTE-IUL. É estudante do Doutoramento em Sociologia da FEUC e bolseira de Doutoramento da FCT (SFRH/BD/85712/2012), tendo o CES como instituição de acolhimento. Desenvolve investigação desde 2007, sendo a sua área principal de investigação a Sociologia da Saúde, desenvolveu também trabalho sobre sucesso escolar no ensino superior, certificação profissional do voluntariado e e-learning em comunidades piscatórias. O seu projecto de Doutoramento, intitulado Trajetórias de cuidado e Inclusão: um estudo sociológico sobre os sentidos e significados das terapêuticas para lidar com a doença mental, pretende estudar o impacto de diferentes trajetórias de cuidado nos processos de construção identitária e de inclusão/exclusão social de pessoas com doença mental grave.

Coorganização Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades | POSTRADE / Doutoramento em Sociologia da FEUC