Nos trilhos da Memória: a música da diáspora africana no Rio de Janeiro

Denise Barata (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

15 de junho de 2015, 17h30

Sala 2, CES-Coimbra

Comentários: Paula Abreu (CES) | Moderação: Lorena Sancho-Querol (CES)

Resumo

Considerando que a cidade do Rio de Janeiro não se restringe à zona sul, à bossa nova e ao carnaval televisado, tenho voltado meu olhar para regiões onde sujeitos e suas práticas tentam resistir à homogeneização cultural. Essa resistência, porém, não se dá a partir de conflitos, mas no cotidiano, em uma intensa luta para instaurar na memória da cidade os seus valores. Trato aqui da Região da Grande Madureira, que inclui a Favela da Serrinha, Congonha e Cajueiro, e também os bairros de Oswaldo Cruz, Bento Ribeiro e Marechal Hermes, nos arredores de Rio de Janeiro. Habitada por uma enorme população negra que foi expulsa dos locais centrais da cidade no início do século XX, esta região abriga uma herança cultural rica e intangível, composta principalmente por canções e mantida quase invisível para o resto da cidade.

Em 2011, iniciei uma pesquisa sobre os espaços de memória musical nessa região objetivando construir uma cartografia poética-musical, na perspetiva Deleuziana, registrando diversas práticas musicais tradicionais produzidas a partir da diáspora africana, com ênfase no jongo, folia de reis, choro, samba de gafieira, samba de quadra e samba enredo. Para isso, venho construindo um suporte teórico-empírico que permita compreender as permanências e deslocamentos das formas simbólicas de matriz centro africana nessa região da cidade. Esse estudo está sendo realizado a partir de uma ampla revisão bibliográfica, da análise das estruturas musicais e de registros fonográficos e das memórias de músicos e seus familiares, utilizando como suporte a Etnomusicologia, a Sociomuseologia e a História oral. Ao final, objetivamos elaborar uma proposta que visa transformar lugares sagrados da memória coletiva em um museu a céu aberto.

Biografia

Denise Barata. Graduada em História (Universidade Federal Fluminense,1986), Licenciada em Música (Unirio, 1984, incompleto), mestre em Educação (Universidade Federal Fluminense,1992) e doutora em Semiótica da Música (Puc-SP,2003). Realizou seu estágio pós-doutoral como professora visitante na Hugh A. Glauser School of Music, Kent State University (2010/2011).

Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, desde 1996, atua no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, nos cursos de licenciatura da Faculdade de Formação de Professores e é Pro-Cientista desde 2011. Foi contemplada com o premio Jovem Cientista do Estado pela Faperj, em 2012. Autora do livro Samba e Partido Alto: Curimbas do Rio de Janeiro (Eduerj, 2012), selecionado para a Feira de Frankfurt, 2014. Coordena o GR Pesquisa/CNPq Laboratório de Oralidade e Memória Africana e da Diáspora.

Na área da extensão, coordena o projeto de apoio às Escolas Públicas (Faperj) e participa das atividades realizadas pelo Comitê de Comemoração dos 450 anos da cidade produzindo o documentário Territórios Sagrados dos Cantos Negros, como diretora e roteirista (Faperj). Contemplada com bolsa Fulbright/Capes, atuará como professora visitante na Escola de Música da Universidade da Califórnia, no final de 2015. Sua área de interesse envolve: Musicologia Histórica, Tradições Culturais Centro-Africanas no Rio de Janeiro e Produção Social do Conhecimento e da Memória. Clarinetista e cantora, atua, também, como diretora artística-musical de espetáculos de sambistas cariocas.

Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Cidades, Cultura e Arquitetura (CCArq).

Esta conferência integra a iniciativaColeção de conversas sobre experiências de Museologia Participativa, um produto científico do projeto de investigação SoMus [1],e foi desenvolvida em colaboração com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro

[1] SoMus (Society in the Museum: study on cultural participation in European local museums)é o projeto de pós-doutoramento da moderadora da conferência, Lorena Sancho Querol, e conta com o cofinanciamento do Fundo Social Europeu através do Programa Operacional Potencial Humano, e dos fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito da Bolsa de Pós-Doutoramento com a referência SFRH/BPD/95214/2013.