Prémio Melhor Filme LGBTQ+
«Outlasting – Living Archives of Older Queers», realizado no âmbito do Projeto TRACE, premiado no Your Way Film Festival
O documentário «Outlasting – Living Archives of Older Queers», realizado por Ana Cristina Santos e Nuno Barbosa no âmbito do Projeto TRACE - Tracing Queer Citizenship Over Time, foi distinguido com o prémio de Melhor Filme LGBTQ+ no Your Way Film Festival.
Trata-se de um evento dedicado à celebração do cinema independente de todo o mundo, reunindo anualmente realizadores/as e cinéfilos/as internacionais. A edição de 2026 terá lugar em Valeta, Malta.
Após a sua estreia mundial no Queer Porto 11 – International Queer Film Festival, e de ter sido galardoado com o prémio Best LGBTQ+ Film no Athens International Monthly Art Film Festival (AIMAFF), esta nova distinção enfatiza ainda mais a qualidade artística e o impacto da obra, que dá visibilidade às experiências e memórias de pessoas LGBTQI+ com mais de 60 anos na Europa do Sul, articulando investigação científica, arte e ativismo. É um arquivo de histórias de vida de diversidade ao longo do tempo em Portugal, Itália, Grécia, Malta e Eslovénia.
O prémio reflete o compromisso do Projeto TRACE, sediado no CES e financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC-2021-COG, TRACE, 101044915), com a promoção e disseminação de uma investigação interdisciplinar sobre envelhecimento, cidadania e diversidade sexual e de género ao longo do tempo.


