Livro

"A fraude académica no Ensino Superior em Portugal. Um estudo sobre a ética dos portugueses" de Filipe Almeida, Ana Seixas, Paulo Gama, Paulo Peixoto

Imprensa da Universidade de Coimbra

Sinopse

A fraude académica cometida por alunos é um problema de ordem institucional, social e moral. Ela compromete a solidez de estruturas básicas da sociedade, tais como a confiança nas instituições e a confiança interpessoal. Este livro destina-se a apresentar e discutir os resultados de um estudo sobre a fraude académica cometida por alunos no ensino superior em Portugal realizado entre 2011 e 2014, no âmbito do projeto de investigação “A ética dos alunos e a tolerância de professores e instituições perante a fraude académica no ensino superior, conduzido por docentes da Universidade de Coimbra, no centro de Estudos Sociais, e financiado pela Fundação para Ciência e a Tecnologia. No seu âmbito foram questionados 7.292 alunos e 2.727 docentes.

Apresenta os principais resultados alcançados no âmbito do projeto e é complementado por um segundo livro, escrito no mesmo âmbito desta obra sob o título “Fraude e plágio na universidade: a urgência de uma cultura de integridade para o ensino superior”.

Embora a fraude académica possa ser praticada por alunos ou docentes, por funcionários administrativos ou pelas próprias instituições, optou-se por estudar apenas a fraude cometida por alunos, dada a importância que ela pode ter para entender e explicar a conduta e o sistema de valores dos profissionais qualificados que os alunos do ensino superior serão no futuro.

Sendo escassos os estudos publicados sobre este assunto em Portugal, este livro apresenta, numa linguagem simples e acessível:
• uma tipologia agregadora de Fraude Académica;
• as perceções dos estudantes sobre a fraude cometida e sobre os seus principais motivos e inibidores;
• as perceções dos docentes sobre a fraude académica;
• os resultados globais para Portugal, mas também desagregados por área científica: Economia e Gestão, Engenharias, Medicina, Enfermagem, Educação, Direito, Ciências Sociais e Humanas, Artes.