Seminário #1 | «Conversas Desconfinadas II»

Totalitarismo, catástrofe e distopia num tempo pós-pandemia

Rui Bebiano (CES/FLUC/CD25Abril)

18 de fevereiro de 2021, 16h00 (GMT)

Evento em formato digital

Comentários: Teresa Almeida Cravo (FEUC/CES) (CES) | Moderação: Patrícia Silva (CES)
 

Apresentação

O conceito de «totalitarismo» é escorregadio, devendo estar sempre sujeito ao crivo da crítica. Não pode cingir-se, como o fizeram Carl J. Friedrich e Hannah Arendt já no contexto da Guerra Fria, à caraterização uniformizante do fascismo italiano, do nacional-socialismo alemão e do estalinismo e suas diferentes réplicas. Na realidade, é bem mais complexo que isso, remetendo também, como entendeu Marilena Chauí ao aplicá-lo à realidade global do neoliberalismo, para a identificação de uma sociedade homogénea, que, mesmo sob regimes formalmente democráticos e desprovidos de censura, tende a recusar a heterogeneidade social, a pluralidade dos modos de vida, a diversidade dos comportamentos, crenças, opiniões e escolhas.

Por outro lado, Enzo Traverso apontou para a sua utilidade no campo da teoria e da sociologia política, mas sublinhou o seu caráter potencialmente enganador quando aplicado aos domínios da história, da filosofia e da maioria das ciências sociais. Todavia, mesmo considerando esta polissemia de sentidos, o conceito pode ter alguma utilidade para caraterizar também um tempo que se desenha no nosso horizonte no contexto da «catástrofe» – termo utilizado por Henry Rousso para identificar o fim súbito, o tempo de viragem, a mudança abrupta capaz de afetar profundamente o coletivo – que nos encontramos neste momento a viver. Pode de igual modo servir para identificar uma possibilidade distópica determinada por mecanismos de controlo e de uniformização que o contexto pandémico tem condições para instalar como alicerces de uma nova, desoladora e opressiva «normalidade».

Nesta 1.ª sessão do ciclo de seminários online «Conversas Desconfinadas II» procurar-se-á inventariar e debater alguns destes problemas, sob a perspetiva da compreensão do passado e do presente, mas também da resistência à regulação.

______________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis.
https://us02web.zoom.us/j/85700843113?pwd=THpPSTZ0a0cwUG9zN3FJOWZjOHdYUT09
ID da reunião: 857 0084 3113 | Senha de acesso: 493468

Agradecemos que todos/as os/as participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. O anfitrião da sessão reserva-se o direito de expulsão do/a participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.


Ciclo de Seminários Online

Conversas Desconfinadas II