Colloquium
The ethics of students and tolerance of teachers before academic fraud in higher education institutions
May 8 and 9, 2014, 10h00
Faculty of Economics of the University of Coimbra
Entrada livre com inscrição obrigatória.
Dia 8 de maio
14h00 – Sessão de abertura
- João Gabriel Silva – Reitor da Universidade de Coimbra
- Filipe Almeida - Coordenador do Projeto
- José Reis - Diretor da FEUC
- Silvia Rodríguez Maeso - Vice-Presidente do Conselho Científico do CES
14h30 – Mesa Redonda | Ética na sociedade e nas Instituições de Ensino Superior
- Michelle Bergadaà | Production de mémoire et de thèse: la tentation du plagiat
- Hermano Thiry-Cherques | Fraude acadêmica discente e contexto moral
- Teresa Estrela | A ética docente entre o ideal e o real
- Jacques Hallak | Ethique et Fraude dans l’enseignement superieur: A la recherche de noveaux modes de regulation
- Moderação: Ana Seixas
Dia 9 de maio
9h30 – Ética e fraude no ensino superior em Portugal
Políticas institucionais de prevenção e combate à fraude académica
- Jude Caroll | Untangling the management of student plagiarism from issues of ethics, fraud and cheating: lessons from experience in European higher education
- Muriel Poisson | Les institutions d’enseignement supérieurs et les chartes éthiques
- Christelle Cotton | Politique de lutte contre le plagiat: Une approche participative étudiants-université
- Luís Adriano Oliveira | A Ética como Objeto de Ensino
- Moderação: Paulo Gama
14h30 – Mesa redonda | Fraude e plágio no Ensino Superior em Portugal
Aurora Castro Teixeira
Equipa do projeto: Ana Seixas, Denise Esteves, Eva Vicente, Filipe Almeida, Paulo Gama, Paulo Peixoto, Ulisses Neves Rafael.
As apresentações realizadas em francês têm tradução simultânea para português.
Evento realizado no âmbito de um projeto financiado pelo ERDF através do COMPETE – Competitive Factors Operational Programme e pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do projeto “A ética dos alunos e a tolerância de professores e instituições perante a fraude académica no ensino superior" - FCOMP-01-0124-FEDER-014424 e PTDC/CPE-CED/115915/2009, desenvolvido pelo Centro de Estudos Sociais.