Prémio ESA
Joana Brilhante vence prémio da Associação Europeia de Sociologia
agosto 2024
Joana Brilhante é a vencedora do Prémio Jovem Académica de 2024, uma distinção atribuída pela Associação Europeia de Sociologia (ESA) pelo artigo «”Out[side], loud and proud!”: An insular approach to LGBTQ narratives and experiences» sobre narrativas LGBTQ+ em contextos insulares, fundamentado no seu trabalho como investigadora no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra.
Investigadora em pós-doutoramento no projeto TRACE- Tracing Queer Citizenship over Time: Ageing, ageism and age-related LGBTI+ politics in Europe, no CES. É licenciada em Antropologia, mestre em Biologia e Evolução Humanas e doutorada em Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas pela Universidade de Coimbra, com a tese intitulada "O Efeito Insular: experiências de pessoas LGBTQ através da lente do isolamento geográfico".
Trabalha em estudos LGBTQ e Direitos Humanos, através de uma abordagem crítica e interseccional, com particular interesse de investigação na área das geografias das sexualidades, dos estudos sobre ilhas e estudos queer rurais.