Prémios Follas Novas

Daniela Ferrández Pérez distinguida nos Prémios Follas Novas do Livro Galego

Maio 2023

 

Daniela Ferrández Pérez, investigadora em pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais, foi distinguida nos Prémios Follas Novas do Livro Galego. A sua obra «A Defunción dos sexos: disidentes sexuais na Galiza contemporânea» foi galardoada na categoria "Ensaio e investigación".

Trata-se de um livro informativo que recolhe histórias e memórias de pessoas que viveram fora da norma sexual na Galiza, nos últimos cento e cinquenta anos. Através de fontes de arquivo e jornalísticas, a autora refletiu sobre alguns dos itinerários que estas pessoas tiveram de percorrer e o seu confronto com o jugo de uma sexualidade compulsória que as condenou à margem e ao ostracismo.

Esta obra parte da premissa que a gaveta escondida na qual a história depositou os dissidentes sexuais é um passo essencial para articular uma memória LGBT na Galiza hoje. Para isso, o desenvolvimento do trabalho não se centrou num relato exaustivo das dissidências sexuais e de género em cada um dos períodos investigados, configurando estes antes como pequenas janelas de onde são extraídas histórias e memórias de diversas pessoas. Pessoas perseguidas, aceites, toleradas ou reprimidas. Vidas, afinal, necessárias para uma reflexão atual e coletiva sobre o passado, o presente e o futuro dos dissidentes sexuais que hoje povoam a Galiza.

Os Prémios Follas Novas são uma iniciativa conjunta da Asociación de Escritores en Lingua Galega (AELG), da Asociación de Editoras Galegas (AEG) e da Federación de Librerías de Galicia. Na edição de 2023 apresentaram-se oitenta obras a concurso.

[Mais informação sobre a obra premiada publicada no Jornal El Diario]