Prémio Jacinto do Prado Coelho

Maria Irene Ramalho distinguida com o Prémio Jacinto do Prado Coelho

setembro 2022

O Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho distinguiu ‘ex-aequo’ as obras das investigadoras Maria Irene Ramalho e Silvina Rodrigues Lopes, anunciou a Associação Portuguesa dos Críticos Literários (ACL), que o organiza.

O júri, constituído pela crítica literária e poeta Maria João Cantinho, por Isabel Cristina Rodrigues, professora na Universidade de Aveiro, e por Sérgio Guimarães de Sousa, professor no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, distinguiu o ensaio "Fernando Pessoa e outros fingidores” de Maria Irene Ramalho, professora catedrática jubilada da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC) e investigadora do Centro de Estudos Sociais da UC.

“Muito embora os ensaios de Maria Irene Ramalho e de Silvina Rodrigues Lopes configurem um paradigma ensaístico distinto […], ‘Fernando Pessoa e outros fingidores’ e ‘O nascer do mundo nas suas passagens são plenamente equivalentes no saldo crítico e hermenêutico que apresentam relativamente ao respetivo objeto de estudo”, justificou o júri, citado pela ACL em comunicado enviado à agência Lusa.

O júri acrescentou: “São ambos ensaios de uma inteligência e sensibilidade raras a que não é alheio o trabalho da linguagem que é, afinal, sempre parte da coisa dita”.

O galardão, cuja data de entrega não foi adiantada, tem o valor pecuniário de 4.000 euros.

[Fonte: LUSA]

Sobre Maria Irene Ramalho

Maria Irene Ramalho é professora catedrática jubilada da Secção de Estudos Anglo-Americanos do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde foi coordenadora científica dos programas de doutoramento em Estudos Americanos e em Estudos Feministas até Setembro de 2012. Desde 1999, é International Affiliate do Departamento de Literatura Comparada da Universidade de Wisconsin-Madison, onde leciona regularmente como professora visitante. Tem publicado extensamente, em português e em inglês, sobre temas de literatura e cultura de expressão inglesa (com especial incidência na poesia dos Estados Unidos), estudos americanos, literatura comparada, teoria poética, estudos culturais e estudos feministas. Entre as suas actuais áreas de maior interesse, destacam-se os estudos sobre o Modernismo e a Modernidade, estudos comparados sobre poesia, poética e filosofia, teorias dos estudos americanos e teorias do feminismo. Faz parte do conselho editorial de várias revistas de literatura e cultura.