Prémio Virgínia Quaresma

Mara Pieri agraciada com Menção Honrosa no âmbito do Prémio Internacional em Estudos Culturais Virgínia Quaresma

novembro 2022

Mara Pieri, investigadora do CES, foi agraciada com uma Menção Honrosa na 2.ª edição do Prémio Internacional em Estudos Culturais Virgínia Quaresma, com a tese Chroniqueers: time, care and visibility in narratives from queer people with a chronic illness, defendida em 2021, na Universidade de Coimbra (Portugal), no âmbito do Programa de Doutoramento Human Rights in Contemporary Societies, sob a supervisão de Bruno Sena Martins e Elia Arfini.

A tese procurou analisar narrativas de jovens adultos LGBTQ+ com doença crónica, com a investigação a assentar em 24 entrevistas narrativas realizadas em Portugal e Itália, entre 2016 e 2019.

Promovido pela Universidade de Aveiro (UA), este Prémio Internacional tem o apoio da Rede Internacional em Estudos Culturais (RIEC) e da Rede Nacional em Estudos Culturais (RNEC) e conta com o patrocínio da Direção Regional de Cultura do Centro.

Em 2022, o prémio recebeu a submissão de 39 candidaturas, mais 12 relativamente à edição anterior. No total, foram submetidas teses de 20 instituições, 8 delas nacionais e 12 internacionais, dos EUA, Argentina, Colômbia e Brasil.