Advanced Grant

Advanced Grant atribuída a Boaventura de Sousa Santos

Dezembro de 2010

O European Research Council atribuiu uma Advanced Grant a Boaventura de Sousa Santos para desenvolver um projecto de investigação nos próximos 5 anos. As Advanced Grants são das mais prestigiosas bolsas internacionais, tendo sido ganha após a participação em concursos extremamente competitivos. Esta bolsa tem o valor de 2,4 milhões de euros, para a realização do projecto de investigação “ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo”, a desenvolver no Centro de Estudos Sociais (www.ces.uc.pt) da Universidade de Coimbra. Esta bolsa, que financia, com o apoio da União Europeia, a investigação de ponta no espaço europeu, tem sido raramente atribuída a cientistas portugueses, sendo esta a primeira vez que é atribuída a um cientista social.

O European Research Council (http://erc.europa.eu/), cuja representação portuguesa está a cargo da astrónoma Teresa Lago, é a primeira instituição europeia a financiar investigação de fronteira e tem como objectivo estimular a excelência científica e encorajar os melhores investigadores, nas diversas áreas científicas, a desenvolver investigação de risco de forma transdisciplinar. O ERC financia, anualmente, Advanced Grants, para investigadores experientes, e Starting Grants, para jovens doutorados.

O objectivo do projecto é desenvolver um novo paradigma teórico para a Europa contemporânea, baseado em duas ideias principais: o conhecimento do mundo excede em muito o modo como a Europa o vê; a transformação social, política e institucional da Europa beneficiará bastante com a compreensão das inovações que estão a ocorrer em muitos países e regiões com quem a Europa tem, cada vez mais, relações de interdependência.

A concretização deste projecto desenvolver-se-á em quatro tópicos principais: a democratização da democracia; o constitucionalismo intercultural; as outras economias; e os direitos humanos (com especial incidência no direito à saúde). Os quatro tópicos estão interrelacionados e são concebidos como dimensões cruciais para a transformação social. A investigação desenvolver-se-á, de forma articulada, em países portadores de experiências relevantes para estudar os quatro tópicos identificados, nomeadamente: Bolívia, Brasil, Equador, Índia, África do Sul, França, Itália, Reino Unido e Portugal.

Os resultados expectáveis, para além de um conjunto diversificado de publicações (livros e artigos científicos), comunicações e de eventos científicos, são os seguintes: recomendações e documentos orientados, a nível nacional e europeu, para as instituições políticas; relatórios executivos, com os principais objectivos e conclusões; materiais didácticos para integração em programas universitários; entre outros. Todos os resultados do projecto serão divulgados online e disponibilizados a todos os públicos.

Realce, ainda, para a constituição de uma equipa que contempla 4 investigadores doutorados e 8 investigadores em doutoramento, que terão neste projecto um espaço de reflexão, afirmação e produção inigualável, promovendo a criação de equipas de alto nível, com uma perspectiva de integração científica e política à escala global.

Nos dias de hoje, em que sofremos com os efeitos de uma turbulência financeira e económica, derivada de opções políticas definidas nas últimas décadas, é clara a necessidade de que os processos de aquisição de conhecimentos devem ter um carácter recíproco, numa troca partilhada que a todos beneficie. Neste projecto, assume-se esta perspectiva como um objectivo político: sustentar novas medidas políticas e sociais tendo em consideração as realidades e as novas formas de vida emergentes na Europa e fora dela. Iniciar um diálogo aprofundado entre diversas experiências a decorrer no mundo, no que Boaventura de Sousa Santos vem designando como “ecologia dos saberes”, ou seja, o reconhecimento da pluralidade de conhecimentos existentes no mundo, como forma de dotar a Europa de novos instrumentos para construir um futuro melhor.

Boaventura de Sousa Santos, Doutorado pela Universidade de Yale (JSD, 1973), é Professor Catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick. É Director do Centro de Estudos Sociais (onde dirige, igualmente, o Observatório Permanente da Justiça) e do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra. A sua carreira estende-se por 4 décadas, afirmando-se como um dos cientistas sociais portugueses com maior projecção internacional, onde tem vindo a coordenar um elevado número de projectos, afirmado uma vasta gama de publicações, orientado um enorme número de jovens cientistas e contribuído para a afirmação das ciências sociais como uma parceira relevante para a reflexão e elaboração de políticas públicas.