Prins Bernhard Scholarship

Tatiana Moura premiada com Prins Bernhard Scholarship 2007

Março de 2008

A investigadora do CES, Tatiana Moura, foi premiada, a 28 de Março, com a Prins Bernhard Scholarships 2007 pelo seu projecto de investigação "Masculinidades e feminilidades entre as micro-guerras e as macro-pazes".

O projecto tem como objectivo analisar, por um lado, práticas tradicionalmente consideradas como "estratégias de guerra" e os seus impactos nas vidas de mulheres em contextos de não guerra, e, por outro lado, estudar o envolvimento directo de mulheres em formas de violência armada organizada no Rio de Janeiro, Brasil. Este projecto resulta de projectos de investigação anteriores desenvolvidos no CES no âmbito do Núcleo de Estudos para a Paz, financiados pela Fundação Ford Brasil, e da sua investigação de doutoramento.

A Prins Bernhard Scholarship foi estabelecida em 1991 pela Fundação "The Spanish, Portuguese and Ibero-American Institute" em conjunto com a Universidade de Utrecht. Anualmente são atribuídas duas Prins Bernhard Scholarships, que se destinam a premiar jovens investigadores de países da América Latina, Espanha, Portugal ou Holanda, e contribuem para apoiar projectos de investigação na área  das relações económicas, políticas e/ou culturais entre estes países.

A cerimónia oficial de entrega do Prémio teve lugar na Embaixada Portuguesa em Haia e foi presidida pelo Príncipe Carlos de Bourbon de Parme, e para além da presença do Embaixador de Portugal, Júlio Francisco de Sales Mascarenhas, contou também com a presença dos Embaixadores de Espanha, e de Países Latino-Americanos, bem como do Reitor da Universidade de Utrecht.