Mary Turpie Award

Maria Irene Ramalho distinguida com o Mary Turpie Award

Agosto de 2008

A investigadora e uma das fundadoras do CES, Maria Irene Ramalho, foi galardoada pela American Studies Association com o Mary C. Turpie Award. É a primeira vez que o prémio é atribuído a alguém de fora dos Estados Unidos.

O prémio, criado em 1993, visa distinguir professores e investigadores com excelente mérito científico no ensino e investigação sobre estudos americanos. Atríbuido anualmente, este ano a cerimónia de entrega do prémio ocorrerá durante a Convenção Anual da Associação de Estudos Americanos em Albuquerque, estado do Novo México, Estados Unidos da América.

Além de investigadora do CES, Maria Irene Ramallho é Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e International Affiliate do Departamento de Literatura Comparada da Universidade de Wisconsin-Madison, EUA. Tem participado, ao longo dos anos, em vários projectos de investigação sobre estudos americanos, estudos culturais comparados, estudos feministas, literatura e cultura inglesa e americana, literatura comparada e poesia e poética. Vários dos seus estudos têm vindo a ser publicados por revistas científicas nacionais e estrangeiras. Das suas publicações, destacam-se a antologia Poesia do Mundo, que já vai na sua quinta edição, e Poetas do Atlântico: Fernando Pessoa e o Modernismo Anglo-Americano, editado em inglês nos Estados Unidos (2003) e em português no Brasil (2007) e em Portugal (2008).