POLICREDOS - Religiões e Sociedade

Seminário

Religião e etnicidade no Islão: negritude e africanidade entre os muçulmanos negros do sudeste marroquino

Silvia Montenegro (CES)

23 de abril de 2014, 10h30

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

As identidades religiosas, étnicas e nacionais relacionam-se de diferentes maneiras, configurando espaços de tensões, hibridações ou simbióticos.  Com base em investigação etnográfica em uma comunidade negra da região de Mekness-Tafilalet, no deserto do sudeste marroquino, este seminário tem como objetivo analisar a relação entre a identidade religiosa (muçulmana) e a construção de uma consciência afro-diásporica, que coloca a negritude como constitutiva das práticas religiosas e da produção de sentidos de comunidade.  Em um sentido mais amplo, esta comunicação pretende refletir sobre as relações entre diversidade cultural e homogeneidade religiosa no contexto do Marrocos contemporâneo, onde as noções de mosaico e hibridez cultural são crescentemente utilizadas para descrever o património cultural do pais, entendido como amálgama de diversidades que dá forma a uma identidade nacional marcada pela homogeneidade religiosa.

Nota biográfica

Silvia Montenegro é investigadora em pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É investigadora do Consejo Nacional de Investigaciones Cientíticas y Técnicas (CONICET, Argentina) e investigadora associada do Instituto de Estudos Hispano-lusófonos da Universidade Mohammed V (Marrocos), Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Atividade no âmbito do Observatório da Religião no Espaço Público (POLICREDOS)