Oficina

Terapêuticas no trauma: das intervenções gerais às abordagens específicas (Parte 2)

19 de outubro de 2013, 14h00-19h00

CES-Lisboa, Picoas Plaza, Rua do Viriato, 13, Lj. 117/118

No âmbito do Curso de Formação em Psicotraumatologia este workshop atribui 10 pontos para acesso ao Certificado Europeu em Psicotraumatologia da ESTSS

Programa

14h00 | Objetivos e estratégias na intervenção psicoterapêutica em adultos vítimas de violência. Ângela Maia - Professora Auxiliar do Departamento de Psicologia Aplicada da Escola de Psicologia da Universidade do Minho.

14h45 | Tratamento psicofarmacológico em stress traumático. Fontes Ribeiro - Professor Catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

15h30 | PTSD e Cancro. Lúcia Monteiro - Diretora da Unidade de Psiquiatria do Departamento de Cuidados de Suporte e Oncologia Psicossocial do Instituto Português de Oncologia de Lisboa.

16h15 | Pausa

16h30 | Refugiados e migrantes: trauma versus resiliência. Irmã Maria José Rebelo - Psicóloga no Serviço Jesuíta aos Refugiados de Lisboa

17h15 | Intervenção psicológica com militares. Andrade e Silva - Psicólogo e ex-director do Centro de Psicologia Aplicada do Exército

18h00 | Síntese e conclusões. Luísa Sales - Psiquiatra e Coordenadora do Centro de Trauma/CES