Curso de Formação Avançada

Secularismo: Teoria e Prática em Diálogo

19 e 20 de novembro de 2010

CES - Coimbra

Apresentação:

O secularismo é, sem dúvida, um dos alicerces da auto-imagem ideológica da Europa. A noção de secularismo serve, portanto, vários objectivos politicamente relevantes: marca o momento da história europeia em que a Igreja e o Estado se separam institucionalmente; assinala o constante declínio das crenças individuais, o que é, supostamente, um sinal de uma modernização bem sucedida; e descreve o processo de diferenciação que permite a multiplicidade de esferas sociais com os respectivos padrões locais de legitimidade.

Esta é a narrativa padrão do secularismo, bem conhecida na sociologia da religião (em algumas escolas tradicionais nela incluída). O problema é que, se observarmos a Europa com atenção e a partir do exterior, esta história, na melhor das hipóteses, está incompleta e, na pior, é prejudicial. A imperfeição da narrativa padrão do secularismo torna-se evidente assim que consideramos a diversidade real do mundo da vida das sociedades europeias actuais. A experiência passada dos projectos colonialistas e a actual experiência dos padrões migratórios destroem o pressuposto básico de que as crenças individuais estão permanentemente em declínio.

Este curso de formação avançada irá apresentar um panorama destas questões, combinando várias disciplinas que têm o secularismo como objecto de investigação: Teologia, filosofia, antropologia e sociologia. O curso de formação avançada será ainda complementado por uma discussão em mesa redonda com Fernando Catroga (FLUC) sobre o tema de uma das suas mais recentes obras – o secularismo e a república.

 

Oradores:

AbdoolKarim Vakil (Department of Spanish, Portuguese and Latin American Studies/ Department of History , King's College London )
Angelo Cardita (CES)
Clemens Zobel (CES)
João Cardoso Rosas (Universidade do Minho)
Mathias Thaler (CES)
Roberto Merrill (Universidade do Minho)
Silas Oliveira
Teresa Toldy (CES/Universidade Fernando Pessoa, Porto)

 

Prazo de inscrição: November 18, 2010

Coordenação: Mathias Thaler & Teresa Toldy

Contacto: mathiasthaler@ces.uc.pt

Inscrição:

Público em geral: 50 Euros
Alunos dos doutoramentos e pós-doutorandos do CES: 35 Euros

> inscrição online