Especialização e Curso Internacional - Epistemologias do Sul | 8ª Edição (2023-2024)


 

O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) e o Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO) estabeleceram uma parceria para a criação do Curso Internacional em Epistemologias do Sul, em regime de e-learning, lecionado em português e/ou espanhol.

Vivemos tempos turbulentos e complexos. As Epistemologias do Sul propõem a expansão da imaginação política mais além do esgotamento intelectual e político do Norte global. Este esgotamento traduz-se na incapacidade de enfrentar os desafios deste século e nas ameaças à democracia, ao direito e à dignidade humana. O Sul global é uma metáfora do sofrimento humano causado pelas grandes formas de opressão – o capitalismo, o colonialismo e o heteropatriarcado – e as várias formas de luta e resistência a essas formas de opressão. As Epistemologias do Sul tentam ampliar as possibilidades de repensar o mundo a partir de saberes e práticas do Sul global, desafiando as tentativas de epistemicidio, linguicídio ou subalternização epistémica. Neste cenário, as Epistemologias do Sul fornecem instrumentos teóricos e metodológicos que permitem desenvolver um diagnóstico crítico do presente que tem como seu elemento constitutivo a possibilidade de reconstruir, formular e legitimar alternativas para uma sociedade mais justa e livre.


8.ª Turma (2023-2024)

MODALIDADE VIRTUAL
Especialização: 40 créditos, 360 horas / cadeira
Curso internacional: 9 créditos, 90 horas / cadeira
Duração: abril de 2023 e março de 2024.

As certificações da Especialização e do Curso Internacional serão realizadas pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil) e pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso).

________________________________


COORDENAÇÃO ACADÉMICA
Karina Bidaseca (CLACSO, Universidade Nacional de San Martín e Universidade de Buenos Aires, Argentina) e Maria Paula Meneses (Universidade de Coimbra, Portugal)

COMITÊ ACADÊMICO
Boaventura de Sousa Santos (Universidade de Coimbra, Portugal)
Maria Paula Meneses (Universidade de Coimbra, Portugal)
Karina Bidaseca (CLACSO, UNSAM e UBA, Argentina)
Salete Valesan Camba (Flacso, Brasil)


Destinatários
A Especialização e o Curso Internacional em Epistemologias do Sul dirigem-se a estudantes universitárias/os de graduação e pós-graduação; docentes de todos os níveis; ativistas e militantes de movimentos sociais, organizações e partidos políticos; integrantes da sociedade civil, jornalistas, comunicadoras/es e trabalhadoras/es da imprensa; integrantes e gestoras/es de organizações não governamentais e profissionais interessadas/os em temas sociais e políticos que caracterizem a diversidade do Sul global.