Especialização e Curso Internacional - Epistemologias do Sul | 5ª Edição (2020-2021)

O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) e o Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO) estabeleceram uma parceria para a criação do Curso Internacional em Epistemologias do Sul, em regime de e-learning, lecionado em português e/ou espanhol.

Atualmente na sua 5ª edição, o curso está estruturado em torno a temáticas contemporâneas que marcam o Sul Global. O ensino à distância permite aos/ás estudantes e formadores/as participar através de formas inovadoras de formação. Os temas tratados, os/as formadores/as que participam e a acessibilidade do curso justificam o enorme sucesso das diversas edições.

Vivemos tempos turbulentos e complexos. As Epistemologias do Sul propõem a expansão da imaginação política mais além do esgotamento intelectual e político do Norte global. Este esgotamento traduz-se na incapacidade de enfrentar os desafios deste século e nas ameaças à democracia, ao direito e à dignidade humana. O Sul global é uma metáfora do sofrimento humano causado pelas grandes formas de opressão – o capitalismo, o colonialismo e o heteropatriarcado – e as várias formas de luta e resistência a essas formas de opressão. As Epistemologias do Sul tentam ampliar as possibilidades de repensar o mundo a partir de saberes e práticas do Sul global, desafiando as tentativas de epistemicídio, linguicídio ou subalternização epistémica. Neste cenário, as Epistemologias do Sul fornecem instrumentos teóricos e metodológicos que permitem desenvolver um diagnóstico crítico do presente que tem como seu elemento constitutivo a possibilidade de reconstruir, formular e legitimar alternativas para uma sociedade mais justa e livre.

Especialização e Curso Internacional - Epistemologias do Sul | 5ª Edição (2020-2021)

  • Modalidade virtual
  • Coordenação geral: Boaventura de Sousa Santos (Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal)
  • Coordenação académica: Karina Bidaseca (CLACSO, Universidade Nacional de San Martín e Universidade de Buenos Aires, Argentina) e Maria Paula Meneses (Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal)

Especialização: 52 créditos, 480 horas/cátedra
Curso Internacional: 12 créditos, 120 horas/cátedra
Duração: abril de 2020 a março de 2021

Destinatários:
A Especialização e o Curso Internacional em Epistemologias do Sul dirigem-se a estudantes universitárias/os de graduação e pós-graduação; docentes de todos os níveis; ativistas e militantes de movimentos sociais, organizações e partidos políticos; integrantes da sociedade civil, jornalistas, comunicadoras/es e trabalhadoras/es da imprensa; integrantes e gestoras/es de organizações não governamentais e profissionais interessadas/os em temas sociais e políticos que caracterizem a diversidade do Sul global.