ESTÁGIO CIÊNCIA VIVA 2018
À Descoberta dos Espaços da Ciência Viva
25 a 29 de junho de 2018
Sala 8, CES | Alta
Resumo
Nº Alunos: 6
Anos: 11.º/12.º
Área Sociologia
Data: de 25-06-2018 a 29-06-2018 | Horário: Manhã + Tarde
[CANDIDATURAS AQUI]
Responsável: Maria José Carvalho
Equipa: Acácio Machado e Inês LIma
Descrição:
O estágio centra-se na tomada de consciência da variedade dos espaços de memória da ciência onde a diversidade do conhecimento é partilhada através das coleções e dos programas.
A Universidade de Coimbra, criada a 1 de março de 1290, Património Mundial da Humanidade, é a universidade mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo. Da sua história faz também parte o percurso das bibliotecas académicas e de outros espaços de partilha de conhecimento tais como Centros Ciência Viva, Centros de Investigação, etc.
Segundo a página online da biblioteca da Universidade de Coimbra, “data de 12 de Fevereiro de 1513 o primeiro documento, até hoje conhecido, que certifica a existência da Casa da Livraria da Universidade. Assim se chamava então à biblioteca. […] Nos nossos dias [2018] reparte-se por dois edifícios: a Biblioteca Joanina (terminada em 1728) e a Biblioteca Geral, que entrou em funcionamento em 1962.” Muitos foram os outros espaços de coleções específicas que a seguiram, quer ao nível das diversas faculdades, quer ao nível dos centros de investigação.
Assim sendo, é nossa proposta inspirar os/as participantes a usarem diferentes olhares sobre estes espaços onde se foram/vão criando coleções que permitem a promoção e partilha do conhecimento nas diversas áreas. Propomos uma abordagem dinâmica através de visitas guiadas e orientadas para as temáticas da Ciência Viva.
Tomando a Biblioteca Norte|Sul (CES) como ponto de partida, consideram-se os seguintes objetivos gerais:
a) Desenvolvimento do conhecimento da diversidade de espaços de partilha do conhecimento científico: bibliotecas, museus, exploratórios…
b) Tomada de consciência da importância das coleções e da organização das mesmas nesses diversos espaços.
c) Aquisição de competências ao nível das pesquisas em motores de busca, catálogos e bases de dados para desenvolvimento do conhecimento e da produção científica.
d) Projeto final: “Biblioteca para que te quero”: inspirar a criação de um projeto através do imaginário dos participantes sobre a conceção, organização de um espaço biblioteconómico adaptado às necessidades dos/as jovens pesquisadores/as.
O estágio inclui atividades dirigidas a alunos/as de qualquer área de estudos, integrando debates e realização de trabalho em grupo, sessões de campo e a realização de visitas a uma variedade de espaços de partilha científica, tais como:
Centros de investigação da ciência, especificamente o RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra
Bibliotecas e fundos antigos (Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra)
Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra: Seleção Sub30
Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
Observações: Estágio com oferta de almoço e com possibilidade de alojamento para os/as candidatos/as que residam fora de Coimbra.
1º dia de estágio
Local de encontro: Centro de Estudos Sociais - Alta (Largo D. Dinis) Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Maria José Carvalho (967538684). Antonieta Reis Leite (933287806)