Teses Defendidas

Participatory Production of Urban Space: Urban participatory democracy and social production of space in the case of the European participatory budgeting

Michelangelo Secchi

Data de Defesa
18 de Maio de 2020
Programa de Doutoramento
Democracia no Século XXI
Giovanni Allegretti e Emanuele Leonardi
Resumo
Em uma época em que as instituições europeias de democracia representativa estão em crise e lutam para manter a confiança e a legitimidade, muitas cidades no continente têm sido espaço para experimentos de inovação democrática e processos participativos, nos quais os habitantes são envolvidos pelas autoridades públicas nos processos de tomada de decisão em relação ao espaço urbano. A ampla difusão das tecnologias da informação e comunicação permitiu novas oportunidades de interação entre os participantes, reduziu custos e, por fim, promoveu a multiplicação e a difusão desses experimentos, também por meio da introdução de plataformas colaborativas desenhadas especificamente para apoiar tais processos. Ao mesmo tempo, a interação entre métodos participativos e tecnologias digitais introduziu novos desafios que ameaçam seriamente os objetivos de democratização atribuídos às práticas de inovação democrática.

Esta tese tem o objetivo de investigar as condições tecnológicas pelas quais as inovações democráticas podem tornar-se um motor de renovação substancial da democracia urbana, que é percebida como a combinação de dois direitos fundamentais: o direito de tomar parte na esfera pública urbana e o direito de contribuir para a produção de conhecimentos sobre usos e transformações do espaço. Dessa forma, esta investigação aborda i) a análise das variáveis tecnológicas que podem influenciar a seleção de participantes e a inclusão de grupos sociais vulneráveis no processos de tomada de decisão à nível urbano; e ii) as escolhas tecnológicas que condicionam a geração e a gestão do conhecimento espacial nas inovações democráticas e a elaboração de propostas e opiniões alternativas em relação à transformação urbana.

A investigação está dividida em três partes.

A primeira parte se concentra na definição de um quadro teórico que mescla a dimensão normativa da teoria urbana crítica com a abordagem empírica das teorias críticas da tecnologia, a fim de interpretar a relação entre as escolhas tecnológicas subjacentes às inovações democráticas urbanas e seus resultados em termos de inclusão e de capacidade de mobilizar conhecimentos espaciais construídos de baixo para cima.

A segunda parte testa a hipótese da investigação e aplica ferramentas analíticas teóricas para observar e analisar o estudo de caso do processo de orçamento participativo realizado em 2018 na cidade de Milão (Itália). O orçamento participativo é um processo participativo no qual os habitantes estão envolvidos nas decisões sobre gastos públicos e na transformação dos espaços públicos da cidade. Amplamente difundido, altamente digitalizado, com uma tradição relativamente longa e com uma literatura significativa, o orçamento participativo é usado como modelo de inovação democrática urbana a ser testada por meio de pesquisa de campo, combinando métodos quantitativos e qualitativos.

Finalmente, as conclusões do estudo de caso são confrontadas com a hipótese inicial da investigação e utilizadas para propor um arcabouço interpretativo inovador em torno das principais variáveis tecnológicas capazes de possibilitar a inovação efetiva da democracia urbana.

Palavras-chave: Produção social do espaço urbano; Inovação democrática; Teorias críticas da tecnologia; Plataformas colaborativas; Orçamento participativo