Teses Defendidas

Life within architecture from design process to space use. Adaptability in school buildings today - A methodological approach

Carolina Coelho

Data de Defesa
27 de Fevereiro de 2018
Programa de Doutoramento
Doutoramento em Arquitetura
Mário Krüger e Teresa Heitor
Resumo
Ao entender o espaço da escola como potenciador do processo de ensino-aprendizagem, propomo-nos problematizar a importância da utilização do espaço em ambiente escolar como variável para o processo de projecto e a adaptabilidade espacial como forma de promover esse uso.

A adaptabilidade visa a acomodação da mudança provocada pelos rápidos desenvolvimentos das práticas pedagógicas, das opções curriculares e da tecnologia de informação, permitindo assim um espaço educativo mais vivido, que alberga actividades e utilizadores mais diversos, num ciclo de vida mais extenso.

Apesar de anteriormente estudada, particularmente nos anos de 1970, a adaptabilidade nos edifícios escolares de hoje traduz as actuais exigências espaciais e técnicas, balizadas por práticas pedagógicas contemporâneas e por um perfil de aluno mais independente e criativo. Pretende-se, assim, identificar como se considera e configura este conceito nas escolas secundárias do século XXI e definir uma metodologia capaz de observar e descrever a condição de adaptabilidade adequada a este contexto.

A abordagem metodológica original apresentada tem como objectivo aferir a capacidade da escola em responder às contínuas mudanças pedagógicas e sociais e concluir sobre os atributos espaciais que potencialmente promovem a adaptabilidade, para um desempenho mais longo e efectivo do edifício. A metodologia introduz sistematicamente procedimentos de diferentes campos epistemológicos, permitindo uma análise mais completa da descrição do edifício, visando uma conclusão mais suportada quanto à sua adaptabilidade, sequencialmente da seguinte forma: descrição da amostra espacial, funcional e morfológica, informando sobre como esta suporta a alocação espacial; descrição de todas as possíveis alocações de actividades, informando sobre o potencial pedagógico de cada ambiente educativo; descrição da fruição efectiva, informando sobre a experiência e a apropriação do espaço no edifício escolar; e descrição das potenciais correlações em cada etapa e transversalmente entre todas estas variáveis. Esta última etapa permite concluir sobre a adaptabilidade do espaço da escola.

Enquanto caso de estudo, avaliar-se-á o uso do espaço numa escola portuguesa artística de hoje, como agregadora de uma comunidade escolar mais ampla e de um leque de usos mais alargado, na qual se irá testar e calibrar a metodologia definida.

Por fim, as etapas da metodologia proposta são aferidas e os seus resultados correlacionados, no sentido de perceber semelhanças e variantes que possam ser específicas da sua aplicação no caso de estudo, ou que possam implicar correlações mais gerais entre morfologia do espaço, entropia e fruição espacial efectiva. As conclusões residem também nas suas respectivas implicações para com a adaptabilidade, compreendendo-as tanto em projecto como durante a real fruição da escola e reconhecendo as eventuais mudanças pedagógicas, sociais e culturais que possam pautar a vida e a aprendizagem dentro do edifício escolar.

PALAVRAS-CHAVE: Adaptabilidade; Metodologia; Edifício escolar; Processo de projecto; Uso do espaço