Conferência

Incêndios Florestais e Segurança Pessoal

Domingos Xavier Viegas (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.)

5 de outubro de 2013, 10h00

Sala Keynes, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Resumo

Na sua 4ª edição, o Programa de Doutoramento em Território, Risco e Políticas Públicas, uma iniciativa conjunta das Universidades de Coimbra, Lisboa e Aveiro, realiza a sua conferência de abertura subordinada ao tema "Incêndios Florestais e Segurança Pessoal”, proferida por Domingos Xavier Viegas, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.


Nota biográfica

Domingos Xavier Viegas é licenciado em Engenharia Mecânica, pelo Instituto Superior Técnico e doutorado em Aerodinâmica pela Universidade de Coimbra. Desde 1992 é Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

Em 1990 fundou a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), que constitui uma unidade de investigação reconhecida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, integrada no Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica. No âmbito da ADAI coordena o Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF), para a investigação, formação avançada e prestação de serviços na gestão dos incêndios florestais. Coordenou a participação da equipa do CEIF num elevado número de projectos financiados por entidades nacionais e europeias, em colaboração com diversas instituições científicas e operacionais. É director do Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais.

Desde 1986 tem-se dedicado a investigar o tema dos Incêndios Florestais (especialidade de Riscos Naturais e Segurança).

É autor de um grande número de artigos em revistas internacionais e orientou diversos trabalhos de pós-graduação na temática dos Incêndios Florestais.