Conferência

The Memory of Colonialism in Britain and France. The Sins of Silence

Itay Lotem (University of Westminster)

8 de maio de 2023, 14h30

Sala 2, CES | Alta

Apresentação

Nesta conferência, o orador refletirá sobre os modos como as políticas dos dois maiores ex-impérios coloniais da Europa 'recordam' o seu passado colonial. A partir das conclusões da sua monografia discutirá a possibilidade de comparar a 'memória' cruzando fronteiras nacionais. Esta sessão irá ainda explorar os diferentes usos políticos e sociais do passado colonial nos dias de hoje para, nomeadamente articular o significado da raça nas sociedades europeias pós-coloniais ou para redefinir identidades políticas tanto à esquerda como à direita do espectro político.

Nota biográfica

Itay Lotem | Docente de Estudos Franceses na Universidade de Westminster, no Reino Unido. É historiador e o seu trabalho debruça-se sobre políticas de memória e raça na Europa. O autor tem publicado extensamente sobre diferentes aspetos da memória colonial em França e na Grã-Bretanha, destacando-se a monografia The Memory of Colonialism in Britain and France: The Sins of Silence (Palgrave McMillan, 2021) e outros artigos que examinam as ligações entre políticas de memória, movimentos sociais e a articulação da raça na Europa pós-colonial. Está atualmente a trabalhar numa pequena monografia sobre a politização global da memória, que está prevista ser lançada na Cambridge University Press em 2024.

No âmbito do Programa de Doutoramento «Pós-Colonialismos e Cidadania Global»