Seminário

Democracia e Welfare State em cheque:desafios da Assistência Social, Segurança Alimentar e Transferência de Renda no Brasil pós-Golpe

Adriana Aranha

Unaí Tupinambás

13 de dezembro de 2018, 15h00

Sala 1, CES | Alta

Comentários a cargo de Leonardo Avritzer e Maria Paula Meneses

Apresentação

O Brasil passou por um ciclo positivo de políticas públicas sociais que contribuiram para a redução da pobreza e início da queda da desigualdade, a partir da democratização e da Constituição de 1988. Os avanços das políticas sociais, nos Governos Lula e Dilma, podem ser demonstrados claramente. Contudo, nos últimos dois anos, esse processo, que se mostrava em ascensão e em consolidação, demonstra-se frágil e de fácil reversão. Pretende-se analisar essa trajetória apontando os avanços e desafios a serem enfrentados, principalmente após o resultado das últimas eleições onde o debate entre o avanço da democracia e o avanço do Estado de bem-estar social parece ainda mais urgente.

Neste seminário, organizado por Leonardo Avritzer e Maria Paula Meneses, o enfoque recairá nas políticas públicas, contando com a a participação de Unaí Tupinambás e de Adriana Aranha. Após o debate terá lugar uma mesa ampla de discussão sobre a crise da democracia brasileira.

Notas biográficas

Unaí Tupinambás é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado e doutorado Curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical - pela Faculdade de Medicina UFMG.

Professor Associado de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é  Assessor técnico do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das de IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIHV). Líder grupo de pesquisa CNPq (HIV/Aids).

Atualmente conduz estudos para avaliar as complicações não infecciosas em pessoas vivendo com HIV além de outros projetos de pesquisa no manejo clínico da infecção pelo HIV.

Adriana Aranha –Professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Analista de Políticas Públicas da Prefeitura de Belo Horizonte. Assistente Social, mestre em Administração Pública. Atualmente faz seu estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais na Universidade de Coimbra, como doutoranda em Administração Pública Fundação Getúlio Vargas.

Atividade realizada no âmbito dos programas de doutoramento em Pós-colonialismos e cidadania global e Human Rights in Contemporary Societies