Seminário

Os Próximos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos:  a diversidade das lutas pela dignidade

10 de dezembro de 2018, 14h30

Sala 1, CES | Alta

Programa

Apresentação: Bruno Sena Martins
Universidade Popular Empenho e Arte (UPEA): Teresa Cunha e Sara Araújo
Espaço WEB da UPEA: Tiago Knob

Sessão 1
Direitos Humanos e Soberania Alimentar
Annalisa Bellu, Maria Carneiro Duarte e Vanessa Duarte de Sousa 

Sessão 2
Direitos Humanos e Migrações
Joana Sousa Ribeiro, Alexander Kweh e  Alexandre Nuno Teixeira

Sessão 3
Direitos Humanos e Arte
José Miguel Pereira e Tiago Knob

Exibição do filme: 70 anos a 8 vozes
Autores/as: Krizo/Inês Barbosa, Melissa Rodrigues e Miguel F 


Notas Biográficas

Alexander Kweh - Presidente da Associação de Refugiados em Portugal e Coordenador do Fórum Refúgio 

Alexandre Nuno Teixeira - embaixador do Fórum Refúgio

Annalisa Bellu – Licenciada em Engenharia Florestal e doutorada em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais. Desde 2007 vive em Campo Benfeito, onde se dedica à agricultura para a sustentação da família e recentemente iniciou uma exploração de pequenos frutos. Interessa-se particularmente de áreas como a agroecologia e a permacultura como práticas fundamentais para alcançar a sustentabilidade dos sistemas agrícolas de pequena escala, que são os prevalentes no interior serrano português.  

Bruno Sena Martins - Investigador do CES

Joana Sousa Ribeiro - Investigadora do CES

José Miguel Pereira - Diretor Artístico do Jazz ao Centro

Maria Carneiro Duarte – “Rosa” nasceu em Campo Benfeito em 1933 onde sempre viveu. Como a maioria das mulheres da sua geração e do mundo rural, desempenhou múltiplas funções desde as que eram habitualmente realizadas pelas mulheres (costureira, tecedeira, cozinheira, entre outras), às mais relacionadas com a agricultura e pecuária (ao longo da vida criou vacas, ovelhas, porcos, galinhas e coelhos, e cuidou dos campos) e até algumas geralmente atribuídas aos homens (por exemplo: caiar a casa e outras reparações no lar). Nas palavras dela, tudo aquilo que é preciso, a Rosa gosta de o fazer. 

Sara Araújo -  Investigadora do CES

Tiago Knob - Membro do Observatório Popular Cidade do Anjo. Mestre em pensamento latino-americano pela USP, São Paulo, Brasil e doutorando em Pós-colonialismos e cidadania global no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Teresa Cunha - Investigadora do CES

Vanessa Duarte de Sousa - Socióloga e ativista, preside atualmente à Associação Montanhas de Saberes (sediada em Campo Benfeito - Serra do Montemuro). Tem vindo a desenvolver investigação e intervenção sobre espaços camponeses de montanha, procurando desconstruir os discursos dominantes que limitam a leitura sobre os modos de vida aí existentes. Congrega esta atividade com a agricultura de subsistência e tem particular interesse sobre os temas da Soberania e Segurança Alimentar, assim como tem vindo a defender as sementes tradicionais locais e livres de patentes.