Aula Inaugural dos Programas de Doutoramento CES-UC

Democratising the Eurozone

Yanis Varoufakis (Universidade de Atenas)

17 de outubro de 2015, 16h00

Auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

Apresentação

Yanis Varoufakis, economista e professor reconhecido a nível internacional, Ministro das Finanças do Governo grego entre janeiro e julho de 2015, é o conferencista convidado para a aula inaugural dos programas de doutoramento que o CES desenvolve em parceria com várias unidades orgânicas da Universidade de Coimbra (FEUC, FDUC, FLUC, III-UC), bem como com outras universidades portuguesas (Universidade de Lisboa, de Aveiro, Algarve) e estrangeiras  (Bolonha, Paris-Ouest, Eduardo Mondlane e Federal Fluminense).


Nota biográfica

Nascido em Atenas a 24 de março de 1961, Yanis Varoufakis tem dupla nacionalidade, grega e australiana. Licenciou-se em Matemática e Estatística e doutorou-se em Economia na Universidade de Essex (Reino Unido), em 1987. Nessa mesma universidade, foi professor de Economia e Econometria, cargo que também desempenhou em centros universitários de East Anglia, Cambridge, Glasgow, Texas e Sydney, até que, em 2000, decidiu regressar à Grécia onde lecionou Teoria Económica na Universidade de Atenas.

Os seus temas de interesse centram-se sobre as questões relacionadas com a calamidade em curso na Grécia, a Zona Euro, o futuro da Europa, a economia global (especialmente no contexto da crise de 2008), o pensamento económico, o dinheiro digital e as tendências no capitalismo contemporâneo.

Nos últimos anos participou ativamente no debate sobre a crise do euro, à qual dedicou livros e ensaios. Entre eles, destaca-se a obra "O Minotauro Global", uma análise sobre as causas da crise económica global, e "Proposta Modesta para Resolver a Crise na Zona Euro” (em coautoria com Stuart Holland e James K. Galbraith) publicado em 2010. O seu próximo livro, “And the Weak Suffer What They Must? The next phase of the global crisis”, será publicado em abril de 2016.

Colabora como analista económico em vários meios de comunicação, como BBC, CNN e Sky News, além de analisar a atualidade política e económica de uma perspetiva pessoal no seu blog.