Seminário

A Reforma Psiquiátrica Brasileira: Conquistas e Desafios

Raquel Siqueira da Silva (Coordenadora técnica de um Centro de Atenção Psicossocial - Rio de Janeiro e Coordenadora do Centro de Música do Instituto Municipal Nise da Silveira – Rio de Janeiro)

24 de maio de 2013, 14h00

Sala Keynes, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Resumo

O Movimento da Reforma Psiquiátrica Brasileira configura um dos mais inovadores processos de transformação da organização, dos saberes e das práticas no campo da saúde mental.
Neste seminário, parte-se da análise de acontecimentos recentes e da problematização das transformações e lutas que estão em curso nesse campo para discutir as principais conquistas desse processo. Serão discutidas as conexões que foram produzidas nas redes de serviços no campo da saúde mental e a sua contribuição para a afirmação dos direitos de cidadania e dos direitos humanos, especialmente entre os usuários desses serviços, assim como os desafios que se colocam à afirmação e ampliação da Reforma Psiquiátrica.


Programa

Raquel Siqueira da Silva é Doutora e Mestre em Psicologia (Estudos da Subjetividade) pela Universidade Federal Fluminense. Fez o estágio doutoral no CES, de Maio a Outubro de 2011. É especialista em Musicoterapia, psicóloga e pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Saúde do DIHS/ENSP/FIOCRUZ. Atualmente é coordenadora técnica de um Centro de Atenção Psicossocial para usuários de Álcool e Outras no Rio de Janeiro e é fundadora e coordenadora do Centro de Música do Instituto Municipal Nise da Silveira na mesma cidade.


Atividade no âmbito dos programas de doutoramento “Governação, Conhecimento e Inovação” e em Sociologia (FEUC) e do Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade (NECES)