Colóquio

1.º Colóquio de Estudantes do Programa de Doutoramento Inter- e transdiciplinar "Discursos: Cultura, História e Sociedade"

15 de novembro de 2023, 9h30-17h30

Anfiteatro III, Faculdade de Letras da UC

9.30 – Receção dos Participantes

Abertura do Colóquio

10.00 – 11.30 | Painel I – Transições

João Paulo Pedro - "Abril, 50 anos depois: Lugares de Memória, Tempos de Desmemória"
(Orientadores/as: Rui Bebiano e Hermínia Sol).

Pedro Réquio – "As oposições ao Estado Novo e a questão colonial (1955-1974)"
(Orientadores/as: Rui Manuel Bebiano e Maria Isabel Caldeira)

Graziela Ares (Zoom) – "Esculpindo a Democracia Iliberal Húngara em pedras: a recriação do passado na Praça Kossut desde 2010"
(Orientadores/as: Rui Cunha Martins, Anna Wessely e Péter Apor)

Ananda Martins - "Narrativas dos desastres - Terra violada, memórias cruzadas e lutas improváveis"
(Orientadores/as: António Sousa Ribeiro e José Manuel Mendes).

Pausa

11.45 – 13.00 | Painel II – Resistências Literárias

Jorge Orfão – «A obra autobiográfica de Stephen Spender. A construção das masculinidades na geração da ‘Década cor-de-rosa’»
(Orientadores/as: Graça Capinha e Rui Bebiano)

Beatriz Gonçalves - «"Her silence softly breaks” – identidades, diásporas e o silêncio da linguagem na obra de M. NourbeSe Philip»
(Orientadores/as: Graça Capinha e André Brito Correia)

Carla Araújo - "No país da infância não cabem todos: crianças, vozes e violências em narrativas africanas e latino-americanas"
(Orientadores/as: António Sousa Ribeiro e Sílvia Portugal)

ALMOÇO

14.30 – 16.00 | Painel III – À Volta do Texto

Sumaila Jaló - "Ensino da Literatura na Guiné-Bissau: Para uma pedagogia de diálogo entre Estudos Literários, História e Memória"
(Orientadores/as: Miguel Cardina e Inocência Mata).

Lucas Silva - "Para uma poética da imigração em Portugal: (Descolonizando) As identidades culturais na poesia contemporânea dos/as/es imigrantes de língua portuguesa".
(Orientadores/as: Graça Capinha e André Brito Correia)

Mattia Faustini - "Contradições colaborativas: sociabilidades contra-hegemónicas e (re)conhecimento em oficinas de poesia entre Itália e Portugal".
(Orientadores/as: Graça Capinha, André B. Correia e Tiago P. Marques).

Marianna Monteiro - "Diálogos Transatlânticos: as Conexões luso-brasileiras na epistolografia machadiana"
(Orientadores/as: André Brito Correia, Paula Abreu e Lúcia Granja)

Pausa

16.15 – 17.30 | Painel IV - As Políticas das Artes

Pedro Ferreira – "A (in)visibilidade dos bastidores: transformações no meio musical português com génese nos anos oitenta e noventa"
(Orientadores/as: Paula Abreu e Luís Trindade)

Marília Souza - "Representação em disputa: a inserção da arte indígena contemporânea no sistema".
(Orientadores/as: António Sousa Ribeiro, Paula Abreu e Cezar Bartholomeu -UFRJ/Cotutela)

Tiago Nabais - "Cicatrizes no esquecimento - Trauma e memória na literatura contemporânea chinesa".
(Orientadores/as: António Eduardo Hawthorne Barrento e Catarina Isabel Caldeira Martins)