Seminário

Utopias urbanas

Cristina Meneguello (UNICAMP)

26 de maio de 2014, 17h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

A noção de “cidade ideal”, indissociável do conceito de “sociedade ideal”, tem sido uma constante no pensamento ocidental, manifesta em tratados sociais, de política, de arquitetura, de urbanística e na literatura. Se a narrativa de uma sociedade ideal remonta à Antiguidade e tem, já na era moderna, em Thomas More um de seus idealizadores (inclusive ao cunhar o termo ‘u-topia’), com a Revolução Industrial multiplicam-se as tentativas de gerir o espaço e, consequentemente, a sociedade que nele habita. Com o raiar do século XX, imperam as distopias e a promessa de futuro mostra-se sombria. Quais são, neste panorama, as relações históricas possíveis entre o pensamento utópico e o espaço urbano?


Nota biográfica


Cristina Meneguello
é Professora do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. É bolsista produtividade do CNPq. Foi diretora associada do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp e é Coordenadora Nacional da Olimpíada Nacional em História do Brasil (MEC/MCT) e membro do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo. É autora de, entre outros títulos, Da Ruína ao Edifício, Editora Annablume, 2008.

Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Cidades, Culturas e Arquitetura (CCArq) e do Programa de Doutoramento "Cidades e Culturas Urbanas"