Encontro

Mojubá-Ymyrapytã: Culturas diferentes e Lutas iguais

25 de outubro de 2016, 14h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

A expressão MOJUBÁ ou EXÚ MOJUBA é uma “saudação de encontro” ou a própria saudação,proveniente do Candomblé convida à compreensão, ao diálogo e a permanência dos encontros. O termo YMYRAPYTÃ (árvore-brasil de todos nós) é a junção das palavras ybyrá (árvore) compytã (pitanga ou cor avermelhada), retirada da língua tupi-guarani estabelece uma cosmovisão das partes e do todo em um profundo encantamento com as sementes, as raízes, os caules, os galhos, as folhas, os frutos e tudo que está a sua volta, principalmente com xs encantadxs.

A proposta do encontro é realizar uma roda de conversa em um terreiro imaginário onde uma grande árvore pitangueira acolhe as pessoas, ou seja, o contato com suas falas através de suas curiosidades, das suas pesquisas e de suas práticas, desta forma, constituindo um mosaico de ideias. A única premissa para compartilhar nesse local é a aliança com as lutas populares das comunidades tradicionais, dos povos indígenas e das demais formas individuais e coletivas de resistências territoriais e identitárias contra o neoliberalismo, o racismo, o patriarcado, o neoextrativismo, o neocolonialismo e todas as formas de opressão.


Programa
Expositorxs : Eduardo F. de Araújo (Prof. da Universidade Federal da Paraíba e Doutorando no Centro de Estudos Socais) , Gabriela F F Rocha (Doutoranda no Centro de Estudos Sociais) e Vero Yukilema (Doutoranda no Centro de Estudos Sociais).

Comentadorxs : Boaventura Monjane (Doutorando no Centro de Estudos Sociais), Flávia Carlet (Doutoranda no Centro de Estudos Sociais) e Javier García Fernández (Doutorando no Centro de Estudos Sociais)

Coordenação: Bruno Sena Martins (Investigador do Centro de Estudos Sociais)


Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito e dos Programas de Doutoramento «Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI» e «Pós-Colonialismos e Cidadania Global»