Conferência

Tendências atuais e perspetivas futuras no direito do trabalho na Europa

Wolfgang Däubler (China-EU School of Labour Law)

9 de dezembro de 2014, 10h45

Auditório, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Resumo

A conferência centra-se, entre outros pontos, sobre as actuais grandes mudanças na legislação laboral na Alemanha, tais como a introdução de um salário mínimo e a nova regulação da extensão de convenções coletivas. Essas mudanças na Alemanha contrariam a estratégia da Troika e do Semestre Europeu que visa o enfraquecimento de mecanismos que garantem um certo nível salarial (por exemplo através de rendimentos mínimos garantidos) e que apoiam a contratação colectiva (p.e. via Portarias de Extensão).


Nota biográfica

Wolfgang Däubler é um Professor alemão especializado em direito de trabalho. Depois de ter dado aulas durante quase 30 anos na Bremen Law School, Däubler é agora visiting professor na CESL (China-EU School of Labour Law). Desde os anos 90, Däubler tem sido chamado para dar aulas em universidades em França, na Bélgica, na Itália, nos EUA e na China. 


Coorganização: Programa de Doutoramento em Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI, Programa de Doutoramento Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo e Fundação Friedrich Ebert Stiftung