Vasco Almeida

Nota biográfica

Vasco Almeida é investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando o Núcleo de Estudos Ciência, Economia e Sociedade, e docente no Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), onde tem lecionado várias disciplinas nas áreas da Economia e da Política Social. É doutorado em Governação, Conhecimento e Inovação pela Faculdade de Economia da Universidade Coimbra (2010) tendo aí anteriormente efectuado o mestrado em Economia Europeia (1996) e a licenciatura em Economia (1979). No ISMT, tem desempenhado funções de coordenador científico do curso de Gestão (2010-2020), coordenador da Biblioteca, entre 2005 e 2022, e editor da Revista Interações, desde 2018. O seu trabalho de investigação tem incidido sobre as questões do Estado e das despesas públicas, institucionalismo económico, governação e terceiro sector, tendo vários artigos publicados nas referidas áreas. É autor do livro "As Instituições Particulares de Solidariedade Social. Governação e Terceiro Sector", Coimbra, Almedina (2011). Os seus interesses mais recentes de investigação focam-se nos domínios da economia consciente e da economia sustentável.

Últimas Publicações

Capítulo em Livro

Almeida, Vasco (2022), Política de Cuidados Continuados para Pessoas Idosas Dependentes em Portugal, in Cecília Minayo, Raimunda Silva; Christina Brasil (org.), Cuidar da Pessoa Idosa Dependente. Desafios para as famílias, o estado e a sociedade. Ceará, Brasil: Editora da Universidade Estadual do Ceará, 69-91

Artigo em Revista Científica