Miguel Bandeira Jerónimo

Miguel Bandeira Jerónimo (PhD King's College London, 2008) é Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Portugal. É Professor no programa de doutoramento em Patrimónios de Influência Portuguesa (III/CES) da Universidade de Coimbra (desde 2012), do qual é co-coordenador científico (desde 2016). É ainda Professor Assistente da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Foi Investigador no Instituto Universitário Europeu (Florença, Itália), Professor Visitante na Universidade de Brown (EUA, 2001 e 2012) e Investigador Visitante no King's College London, Universidade de Londres (2012-2013). Entre 2009 e 2015 foi investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Os seus interesses de pesquisa centram-se na História Global e Comparada do Imperialismo e do Colonialismo (Sécs. XVIII-XX). Em 2010, publicou Livros Brancos, Almas Negras: A "Missão Civilizadora" do Colonialismo Português, c. 1870-1930 (Imprensa de Ciências Sociais). Em 2012, publicou A Diplomacia do Imperialismo. Política e Religião na Partilha de África (1820-1890) (Edições 70) e editou O Império Colonial em Questão (Edições 70). Em 2014 co-editou Portugal e o fim do Colonialismo. Dimensões internacionais e, em 2015, The ends of European colonial empires: Cases and comparisons (Palgrave) e Os passados do presente: Internacionalismo, imperialismo e a construção do mundo contemporâneo (Almedina). Em 2015 publicou ainda The "Civilizing Mission" of Portuguese Colonialism (c.1870-1930) (Palgrave). Coordenou o projecto internacional Internationalism and Empire: The Politics of Difference in the Portuguese Colonial Empire in Comparative Perspective (1920-1975). É co-editor da colecção História & Sociedade nas Edições 70 e da colecção The Portuguese Speaking World: Its History, Politics and Culture na Sussex Academic.

Bandeira Jerónimo, Miguel; Monteiro, José Pedro (2018), "Internationalism and Empire: The Question of Native Labour in the Portuguese Empire, 1924-1962", in in Alanna O'Malley and Simon Jackson (eds.) (org.), The Institution of International Order: From the League of Nations to the United Nations. London and New York: Routledge, pp. 206-233

Bandeira Jerónimo, Miguel; Monteiro, José Pedro (2018), "Revogação do estatuto político, civil e criminal do indígena (1961)", in Miguel Cardina e Bruno Sena Martins (org.), As Voltas do Passado: a Guerra Colonial e as Lutas de Libertação. Lisboa: Tinta-da-China, pp. 102-109

Bandeira Jerónimo, Miguel (2018), Portuguese Colonialism in Africa, in Thomas Spear et al. (org.), Oxford Research Encyclopedia of African History. Oxford: Oxford University Press, 30 pp.