Joana Sousa Ribeiro

Joana Sousa Ribeiro é Investigadora do Centro de Estudos Sociais (da linha temática Europa e o Sul Global: Patrimónios e Diálogos) e doutoranda em Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sendo a sua tese sobre processos de desqualificação e requalificação profissional de migrantes no sector da saúde. Os seus interesses de investigação centram-se em questões relacionadas com a mobilidade sócio-profissional de migrantes e refugiados/as, estudos longitudinais, estudos interculturais e cidadania. Das suas publicações destaca-se a organização do livro, em co-autoria, (2021), Material Politics of Citizenship Connecting Migrations with Science and Technology Studies. London: Routledge. Co-Coordena um grupo de pesquisa da rede internacional IMISCOE - YAMEC -, que se centra na mobilidade de jovens adultos e a crise económica.

Livro

Amelung, Nina; Gianolla, Cristiano; Ribeiro, Joana Sousa; Solovova, Olga (orgs.) (2021), Material Politics of Citizenship Connecting Migrations with Science and Technology Studies. London: Routledge

Amelung, Nina; Gianolla, Cristiano; Solovova, Olga; Ribeiro, Joana Sousa (2021), Technologies, infrastructures and migrations: material citizenship politics, in Nina Amelung, Cristiano Gianolla, Joana Sousa Ribeiro, Olga Solovova (org.), Material Politics of Citizenship Connecting Migrations with Science and Technology Studies. Londres: Routledge

Ribeiro, Joana Sousa (2020), Regulatory Regimes and (Infra-)Structuring Emancipation Dynamics, in Fiona-Katharina Seiger, Noel B. Salazar e Johan Wets (org.), Migration at Work: Aspirations, Imaginaries and Structures of Mobility. Leuven: Leuven University Press, 43-63