Elena Tarsi

Elena Tarsi é arquiteta, PhD em Projeto Urbano, Territorial e Ambiental para Universidade de Florença (Itália) e investigadora do CES, onde integra o Núcleo de Estudos sobre Humanidades, Migrações e Estudos para Paz (NUMHEP). E' coordenadora da secção América Latina do LabPSM - Laboratório Cidade e Território nos Países do Sul do Mundo da Universidade de Florença que desenvolve atividades de investigação e formação. E' professora contratada na Universidade de Florença e na Universidade Nossa Senhora do Bom Conselho de Tirana (Albânia). Ocupa-se do estudo das dinâmicas de formação e transformação do sistema urbano e das metrópoles do Sul do mundo com particular atenção as temáticas da exclusão urbana, da cidade informal e das politicas de requalificação urbana e ambiental e de inclusão social das áreas informais. Os atuais interesses de investigação abordam a produção informal do espaço no Global North, os impactos das migrações sobre os territórios, a participação e direito à cidade, os fenómenos de polarização, gentrificação e turistificação das cidades e dos territórios e a desigualdade urbana.

Tarsi, Elena; Annunziata, Sandra; Saija, Laura (2019), Movimenti di popolazione: sfide e prospettive di ricerca, in Paba G., Perrone C. (org.), Confini, Movimenti, Luoghi. Politiche e progetti per città e territori in transizione.. Roma: Donzelli Editore, 211-218

Tarsi, Elena (2019), "Patrimonio territoriale, comunità e territori fragili nel Global South", Scienze del Territorio, 7, 149-156

Tarsi, Elena (2018), "Verso la spatial justice: un laboratorio per la riabilitazione delle ILHAS a PORTO", Territorio, 87/2018