Nuno Simão Gonçalves

Nuno Simão Gonçalves é mestre em Arquitetura pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Ingressou na segunda edição do programa de doutoramento Patrimónios de Influência Portuguesa (PIP) do Instituto de Investigação Interdisciplinar (III) e do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC), onde se encontra a desenvolver a dissertação intitulada "Do "caniço" ao "cimento": A evolução suburbana da capital de Moçambique (1892-1992)", em relação à qual ficou em primeiro lugar na edição de 2016 do concurso de Bolsas de Doutoramento da FCT. É investigador júnior no CES (desde o início de 2013), tendo contribuido em vários projetos, entre os quais se destaca: "De S. Paulo de Luanda a Luuanda, de Lourenço Marques a Maputo: capitais coloniais em tempos pós-coloniais" (2013-2015), coordenado por Margarida Calafate Ribeiro e Walter Rossa, onde beneficiou de uma bolsa de Ciência e Tecnologia da UC; "UNESCO's Global Report on Culture and Sustainable Urban Development regional survey for Portuguese speaking countries" (2016), coordenado por Walter Rossa e financiado pela UNESCO. Os seus interesses de investigação focalizam-se na história da arquitetura e urbanismo na África de expressão portuguesa, com especial empenho pelas questões da segregação urbana, antes e depois das independências.

Simão Gonçalves, Nuno; Soares Rebelo, Helena (2018), Marca-lugar Muhipiti, in Walter Rossa, Nuno Lopes, Nuno Simão Gonçalves (org.), Oficinas de Muhipiti: planeamento estratégico, património, desenvolvimento. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 233-254

Livro

Lopes, Nuno; Rossa, Walter; Simão Gonçalves, Nuno (orgs.) (2018), Oficinas de Muhipiti: planeamento estratégico, património, desenvolvimento. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra

Lopes, Nuno; Rossa, Walter; Simão Gonçalves, Nuno (2018), Um livro de cruzamentos, verde, in Walter Rossa, Nuno Lopes, Nuno Simão Gonçalves (org.) (org.), Oficinas de Muhipiti: planeamento estratégico, património, desenvolvimento. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 9-14