José Leandro Barros

Doutorando em Território, Risco e Políticas Públicas nas Universidades de Aveiro, Coimbra e Lisboa, mestre em Ciências do Risco e licenciado em Geografia pela Universidade de Coimbra. Desde 2012 é bolseiro de investigação no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra nos projetos "TSURIMA -Gestão do risco de tsunamis para o ordenamento do território e a proteção civil" e "FORLAND - Riscos hidro-geomorfológicos em Portugal: forçadores e aplicações ao ordenamento do território". Atualmente é bolseiro de investigação no projeto "MOSAIC.pt - Análise do risco de inundação costeira a partir de múltiplas fontes para comunidades seguras e desenvolvimento sustentável". Os seus interesses de investigação centram-se na avaliação e gestão do risco e estudos de resiliência, vulnerabilidade social e territorial, análise e avaliação do uso e ocupação do solo, inundação e galgamentos costeiros.

Barros, José Leandro; Tavares, Alexandre Oliveira; Santos, Pedro Pinto (2021), "Land use and land cover dynamics in Leiria City: relation between peri-urbanization processes and hydro-geomorphologic disasters", Natural Hazards

Barros, José Leandro; Tavares, Alexandre Oliveira; Santos, Pedro Pinto; Pereira, Susana (2020), "Região Centro de Portugal Continental: 150 anos de movimentos de vertente de origem hidro-geomorfológica", Comunicações Geológicas, 107, Especial 1, 123-127

Pinto Santos, Pedro; Pereira, Susana; Reis, Eusébio; Oliveira Tavares, Alexandre; Barros, José Leandro; Zêzere, José Luis; Garcia, RAC; Oliveira, SC (2020), Damaging flood risk in the Portuguese municipalities, in Elsevier (org.), Understanding Disaster Risk. Pedro Santos Ksenia Chmutina Jason Von Meding