André Caiado

André Caiado é Investigador Junior no Centro de Estudos Sociais e aluno do Programa de Doutoramento Patrimónios de Influência Portuguesa, na Universidade de Coimbra. Atualmente desempenha funções como Research Manager no projeto "CROME - Memórias cruzadas, políticas do silêncio: as guerras coloniais e de libertação em tempos pós-coloniais», coordenado por Miguel Cardina e financiado pelo European Research Council. De julho de 2010 a janeiro de 2017 desempenhou funções como Gestor de Projetos no Gabinete de Gestão de Projetos do Centro de Estudos Sociais. Concluiu o Mestrado em Economia e Gestão Internacional na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa, frequentou ainda, a Universidade de Leiden, nos Países Baixos. A sua dissertação de mestrado focou o papel da diplomacia económica, tendo analisado a utilidade das Visitas Oficiais para os empresários que integram as comitivas promoverem as suas empresas e negócios nos países visitados. Os seus atuais interesses de investigação centram-se nos estudos da memória da guerra colonial, processos de memorialização e monumentalização da memória, peregrinações militares e turismo da saudade.

Caiado, André (2018), Reconfiguração do «Dia da Raça» e das Forças Armadas portuguesas (1963), in Miguel Cardina e Bruno Sena Martins (org.), As voltas do passado: a guerra colonial e as lutas de libertação. Lisboa: Tinta da China, 121-127

Teixeira, Aurora A.C.; Caiado, André; Africano, Ana Paula (2015), "The Usefulness of State Trade Missions for the Internationalization of Firms: An Econometric Analysis", The Hague Journal of Diplomacy, 10, 139-171