Rui Aristides Lebre

(Nascido em 1983) Formado em arquitetura pelo Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra, desenvolvendo a tese de final de curso com o seguinte título: "Voire Faire - para uma teoria arquitectónica dos museus de Helgeland" (2007). Participação na direção, redação e edição da revista NU enquanto estudante. Atribuição de uma bolsa pelo Ministério das Relações Internacionais do Governo Norueguês para o desenvolvimento de uma investigação sobre a componente social do projeto de arquitetura (2007-2008). Colaboração em projetos de arquitetura com o Atelier do Corvo (2004) e o atelier Fátima Martins Lda. (2008-2011). Colaboração em projetos socioculturais e realização de projetos de arquitetura para a associação Alizeta - Projetti Solidali Onlus, activa no Burkina Faso (2007-2010). Colaboração na exposição "Fernando Távora - Modernidade Permanente" (2012). Editor coordenador da revista Morfema desde 2015, forum de ensaios sobre o espaço, arquitetura e território. Desde Agosto de 2014, membro do colectivo TIL, grupo interdisciplinar de produção espacial focado em intervenções social e ecologicamente sustentáveis. Desde Maio de 2017 doutor com distinção e louvores em arquitectura, com o seguinte projecto de investigação "From the organization of space to the organization of society: a study of the political commitments in post-war Portuguese architecture, 1945-69," projecto desenvolvido no programa doutoral em cultura arquitectónica e urbana do Centro de Estudos Sociais e Departamento de Arquitectura, da Universidade de Coimbra. Entre Maio de 2017 e Novembro de 2018 investigador no projecto "100 anos de políticas públicas em Portugal, 1918/ 2018" dinamizado pelo IHRU, parte da equipa de investigação coordenada por José António Bandeirinha e Tiago Castela, e formada por Joana Gouveia Alves. Desde Setembro de 2017 Professor Auxiliar Convidado no Mestrado Integrado em Arquitectura da Universidade de Coimbra, lecionando as unidades curriculares de Projecto 1, Introdução à Arquitectura e Cidade I e II, Seminário de Investigação e Laboratório de Tese. Desde Maio de 2018 encontra-se a desenvolver pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sob a tutela de Tiago Castela e José António Bandeirinha, com o projecto "Arquitectura para um quinto império: uma discussão da modernidade Portuguesa através do império, 1945-1974." Tem como interesses de investigação a história cultural da organização do espaço, o papel das formações imperiais para a criação, governo e experiência da espacialidade moderna, e o papel socio-material da habitação para a constituição de cidadanias modernas. Tem como áreas de interesse a história e teoria da arquitectura e planeamento urbano, antropologia material e geografia cultural.

Lebre, Rui Aristides (2019), "Homeownership, Design, and Postcolonial Citizenship: Comparing Two Emergency Housing Programs in Portugal, 1974--82", traditional dwellings and settlements review, XXX, 2, 21-32

Bandeirinha, José António; Castela, Tiago; Alves, Joana Gouveia; Aristides, Rui (2018), O Fundo de Fomento da Habitação de 1969 a 1982: Ordenamento, alternativas, e mercado, in Ricardo Agarez (org.), Habitação: Cem Anos de Políticas Públicas em Portugal, 1918-2018. Lisboa: Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, 234-279

Lebre, Rui Artistides (2015), "O sujeito da techne - O problema do desenho da vivência da justiça", e-cadernos CES, 23