Daniel Neves Costa

Daniel Neves da Costa é investigador de pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra no Grupo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade (NECES). É Doutorado em Sociologia pelo programa doutoral "Governação, Conhecimento e Inovação". A sua tese de Doutoramento foi galardoada em 2017 pelo Instituto Nacional para a Reabilitação com o Prémio Maria Cândida da Cunha para as Ciências Sociais e Humanas. Os seus interesses de investigação estão fundados nos Estudos de Ciência e Tecnologia, na Sociologia do Conhecimento e Sociologia da Ciência, mas também em Antropologia da Experiência e Antropologia Médica e nos Disability Studies. O foco do seu trabalho analisa as relações entre a Ciência e a Sociedade, especialmente os diálogos epistémicos entre ciência e sociedade e desenvolvimento de procedimentos participativos e colaborativos e plataformas que promovam Investigação e Inovação Responsáveis e Inovação Social, envolvendo cidadãos, cientistas, inovadores e outros stakeholders sociais envolvidos na investigação e inovação, com o objetivo de produzir conhecimentos, serviços e produtos mais sensíveis aos problemas e necessidades dos cidadãos e para a melhoria da sua qualidade de vida, especialmente pacientes e pessoas com deficiência, outros grupos vulneráveis no campo da saúde. O seu trabalho analisa as relações entre ciência e sociedade, especialmente as dinâmicas de interação entre conhecimentos científicos e conhecimentos experienciais, comunitários e locais, valorizando como podem promover o empowerment de indivíduos, grupos e organizações da sociedade civil.

Nunes, João Arriscado; Costa, Daniel Neves da; Carvalho, António; Matos, Ana Raquel (2018), "A emergência do sujeito participativo: interseções entre ciência, política e ontologia", Sociologias, 20, 48, 162-187

Filipe, Angela; Roriz, Marta; Neves, Daniel; Matias, Maria; Nunes, João Arriscado (2014), Coletivos sociais na saúde: o ativismo em torno das doenças raras e do parto em Portugal, in Ana Raquel Matos e Mauro Serapioni (org.), Saúde, Participação e Cidadania. Experiências do Sul da Europa". CES-Almedina

Matos, Ana Raquel; Neves, Daniel; Nunes, João Arriscado; Matias, Marisa (2010), "O Controlo Social e a Experiencia dos Conselhos de Saude: Inovacoes Institucionais na Governacao em Saude", Alicerces, III Abril 2010, 3, 107-117